Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI dos Fios Soltos ouve operadoras de telecomunicações na Câmara de Goiânia

CEI dos Fios Soltos ouve operadoras de telecomunicações na Câmara de Goiânia

por Patrícia Drummond publicado 11/03/2026 18h25, última modificação 12/03/2026 16h44
Comissão cobra esclarecimentos de empresas sobre organização da fiação em postes e sobre recolhimento de cabos sem uso
CEI dos Fios Soltos ouve operadoras de telecomunicações na Câmara de Goiânia

Reprodução: TV Câmara Goiânia

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Fios Soltos da Câmara de Goiânia ouviu, nesta terça-feira (10), representantes das operadoras de telefonia e internet Tim e Vivo para esclarecer responsabilidades sobre a fiação irregular e emaranhada em postes da capital. A investigação busca identificar falhas na instalação, na manutenção e na retirada de cabos obsoletos que permanecem em vias públicas.

Durante a oitiva, vereadores questionaram os representantes das empresas sobre procedimentos adotados para instalação e manutenção da rede. Segundo informações apresentadas pelas operadoras, os cabos devem ser devidamente identificados, com o timbre da companhia responsável, o que facilitaria a identificação e a retirada do material quando necessário.

Um dos principais focos da comissão é o recolhimento de fios que já não estão em uso. Parlamentares apontam que o acúmulo de cabeamento obsoleto em postes contribui para o emaranhado de fios visível em diversas regiões da cidade e aumenta os riscos à população.

Além da poluição visual, a CEI investiga situações que podem colocar pedestres, ciclistas e motociclistas em perigo, especialmente quando cabos ficam soltos ou caídos nas ruas. A criação da comissão foi motivada, inclusive, por acidentes registrados na cidade – entre eles, casos de ferimentos em motociclistas e ocorrências fatais relacionadas a choques elétricos.

Alguns questionamentos não foram esclarecidos durante a reunião. Diante disso, a comissão solicitou que as operadoras encaminhem novas informações técnicas para complementar os depoimentos.

Como próximo passo da investigação, a CEI agendou para esta quarta-feira (11) o depoimento do presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Hudson Rodrigues Novais. A oitiva deve abordar os mecanismos de fiscalização adotados pelo órgão e a atuação do poder público no controle da infraestrutura de telecomunicações.

Instalada no final de novembro de 2025 com apoio de 28 vereadores, a CEI busca apontar responsabilidades e discutir soluções técnicas para organizar a rede aérea de telecomunicações na capital.

Composição da CEI

A Comissão Especial de Inquérito é presidida pelo vereador Coronel Urzêda (PL). A vice-presidência é ocupada por Daniela da Gilka (PRTB), e a relatoria está a cargo de Geverson Abel (Republicanos).

Também integram a comissão os vereadores Lucas Vergílio (MDB), Markim Goyá (PRD), Sargento Novandir (MDB) e Sebastião Peixoto (PSDB). Os suplentes são Heyler Leão (PP) e Léo José (Solidariedade).

O colegiado tem como objetivo apurar responsabilidades das empresas de telecomunicações pelo abandono de cabeamento em postes da capital e propor medidas que garantam maior organização da infraestrutura urbana e mais segurança para a população.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia