Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI das Contas da Prefeitura realiza nova oitiva

CEI das Contas da Prefeitura realiza nova oitiva

por joana — publicado 29/05/2017 17h14, última modificação 29/05/2017 17h14

Ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Previdenciária, José Humberto Mariano compareceu nesta segunda-feira, 29, para prestar informações à Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga as contas da Prefeitura no período 2008-2016. A reunião, na Sala das Comissões, contou com as presenças dos vereadores Priscilla Tejota( PSD), que presidiu a oitiva; Jorge Kajuru (PRP), relator; Jair Diamantino (PSDC), Tiãozinho Porto (Pros) e Oséias Varão (PSB).

Requerimentos aprovados

Apresentados por Kajuru, foram aprovados requerimentos convocando para depor quatro ex-presidentes do Parque Mutirama- Dário Paiva, Luiz Carlos Orro, Jairo Gomes e Sebastião Peixoto, além de convite à senhora Marcilei Silva de Moraes. O vereador do PRP também defendeu a condução coercitiva do ex-secretário de Planejamento, Sebastião Ferreira Leite Juruna para a acareação prevista com o atual comandante da pasta, Agenor Mariano. De acordo com a Diretoria Legislativa da Casa, Juruna tem se esquivado para não receber o documento de convocação feito pela CEI. Entretanto, por votação, venceu requerimento de Priscilla Tejota concedendo prazo até esta terça-feira, 30, às 18, horas para que o ex-secretário se manifeste sobre a convocação. Caso não o faça, a Comissão usará o expediente previsto no regimento que é a condução coercitiva.

Priscilla Tejota também solicitou que todos os ex-diretores do Zoológico no período investigado sejam convocados para depor e cópias das folhas de pagamento efetuadas pela Prefeitura. Já Oséias Varão pediu ao relator a confecção de um relatório prévio de tudo o que já foi apurado pela Comissão. Kajuru argumentou que pretende fazer este relatório prévio só após ouvir os ex-prefeitos Iris Rezende e Paulo Garcia, além de obter pareceres jurídicos, contábeis e de auditores externos que passarão a prestar assessoria à CEI.

Oitiva

Questionado pelos vereadores, José Humberto Mariano afirmou que a dívida da Prefeitura com o Instituto de Previdência começou na gestão de Pedro Wilson Guimarães e de lá pra cá “cresceu como uma bola de neve”, até chegar aos atuais R$ 300 milhões. Contudo, os maiores problemas aconteceram na gestão de Paulo Garcia quando “a prefeitura deixou de repassar as contribuições descontadas nos pagamentos dos salários dos servidores municipais”. “Os dois – se referindo às gestões passadas de Iris e Paulo- foram irresponsáveis, mas não repassar o que é descontado em folha é imperdoável”, afirmou Mariano acrescentando que a atual administração de Iris Rezende tem feito os repasses, de janeiro até este mês.

Kajuru informou que, através de projeto enviado à Câmara no último dia 23, o prefeito pretende obter o reparcelamento do total da dívida com o instituto de previdência, já que as parcelas de um parcelamento anterior não foram pagas. Mariano destacou que a “lei não permite parcelamento dos repasses descontados dos servidores” e alertou para o fato de que o mandato dos membros do Conselho Municipal de Assistência Previdenciária ter vencido dia 24 deste mês e até agora o prefeito não fez as devidas nomeações.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia