Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI das Contas da Prefeitura ouve presidente do TCM

CEI das Contas da Prefeitura ouve presidente do TCM

por joana — publicado 03/04/2017 17h05, última modificação 05/04/2017 14h18
CEI das Contas da Prefeitura ouve presidente do TCM

Foto de Marcelo do Vale

Comandada pelo vereador Zander Fábio (PEN), a Comissão Especial que investiga as contas da Prefeitura de Goiânia, período 2009-2016, realizou nesta segunda-feira, 3, reunião para ouvir o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro. A reunião aconteceu na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia e contou também com as presenças dos vereadores Jorge Kajuru (PRP), que é relator da CEI; Priscilla Tejota (PSD), Edson Automóveis (PMN), Oséias Varão (PSD) e Tiãozinho Porto (Pros); e dos assessores do TCM, José Carlos Bizinotto, Luis Eduardo Pires Vieira e Célio Roberto de Almeida.

Durante a oitiva, Jorge Kajuru apresentou requerimentos solicitando, inclusive, a convocação do ex-secretário municipal de Planejamento e Habitação, Sebastião Ferreira Leite. Também questionou a falta de repasse dos recursos descontados da folha de pagamentos de servidores públicos para o instituto de previdência da categoria. De acordo com Joaquim de Castro, esta falta de repasse é crime previsto em lei e quem tem a prerrogativa de apurar é o Ministério Público. Segundo o presidente do TCM, em 2012, a prefeitura deixou de repassar consignados no valor de 79 milhões. Em 2013, 103 milhões de reais, saltando para 172 milhões em 2014 e chegando a 212 milhões de reais em 2015.

Analisando os dados de parte dos documentos passados pelo TCM à CEI, o vereador Oséias Varão disse “que a dívida fundada (aquela com vencimentos a longo prazo) chega a cerca de um bilhão de reais, o que está dentro da legalidade”. “A situação do déficit da Prefeitura se acentuou de 2013 para cá, com o aumento das dívidas", afirmou José Carlos Bizinotto, esclarecendo que além da dívida fundada, existem os restos a pagar, uma outra forma de endividamento.

Priscilla Tejota registrou o fato de “Goiânia ser a terceira cidade que mais gasta com saúde no país, se considerarmos o fator per capita. Em 2009 foram 709 milhões e em 2015 mais de um bilhão. No entanto, estes recursos não foram destinados a investimentos e sim em custeio. Ou seja, pouco se investiu em Cais e equipamentos públicos. Grande parte destes recursos foram para hospitais privados”. E questionou a forma de controle dos atendimentos prestados pela rede particular.

Encerrando a reunião, Zander Fábio apresentou aos membros da Comissão o seguinte cronograma de audiências de convocações:

Dia 5 de abril – Denes Pereira e Edilberto de Castro Dias (atual e ex-presidente da Comurg).

Dia 10 – Paulo Rassi e Fernando Machado (ex-secretários de saúde).

Dia 12- Dário Campos e Jeoválter Correia Santos (ex-secretários de finanças)

Dia 17- Anna Vitória Gomes Caiado (Procuradora Geral do Município e Sebastião Ferreira Leite ( ex- secretário de Planejamento e Habitação).

As reuniões serão sempre realizadas às 14:30, na Sala das Comissões. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia