Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI das Contas da Prefeitura colhe novos depoimentos

CEI das Contas da Prefeitura colhe novos depoimentos

por joana — publicado 17/05/2017 17h48, última modificação 17/05/2017 17h48
CEI das Contas da Prefeitura colhe novos depoimentos

Foto de Francisco Carvalho

Ex vice-prefeito na gestão de Paulo Garcia e atual secretário de Planejamento da Prefeitura de Goiânia, Agenor Mariano prestou esclarecimentos nesta quarta-feira na Comissão Especial de Inquérito (CEI) das Contas da Prefeitura. Também o ex-secretário de Finanças, Cairo Peixoto foi ouvido pela Comissão, em reunião na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia. Presidida pelo vereador Zander Fábio (PEN), a reunião contou com as presenças dos vereadores Jorge Kajuru (PRP), relator; Priscilla Tejota ( PSD), Jair Diamantino (PSDC), Tiãozinho Porto (Pros), Izídio Alves (PR), Vinícius Cirqueira (Pros).

Primeiro a ser ouvido, Agenor Mariano, ao ser questionado por Kajuru, informou que foi procurado, no seu primeiro dia como secretário, pelo seu antecessor Sebastião Leite Ferreira (Juruna) que teria solicitado a ele o pagamento de mais de setecentos mil reais para a empresa do marqueteiro Ademir Lima. Segundo o depoente, o pagamento não foi feito”porque não havia sido feita a licitação e existiam pendências insanáveis no processo”. Os serviços prestados à época pela empresa se referiam à impressão de termos de doação , equivalentes à escrituras públicas entregues “ de forma substancial no ano eleitoral”. Agenor também explicou os motivos que o levaram a cancelar a construção de cerca de dois mil apartamentos em áreas públicas que seriam, inicialmente, destinados a servidores do município, com receio de que “ na falta de aprovação dos cadastros, estes imóveis iriam acabar no mercado imobiliário”.

Diante do depoimento de Agenor Mariano, Jorge Kajuru apresentou requerimento para nova convocação do ex-secretário Sebastião Ferreira Leite (Juruna).

Cairo Peixoto esclareceu que foi secretário municipal de Finanças por apenas três meses na gestão de Paulo Garcia, cuja gestão classificou como a característica de “falta de responsabilidade”. Afirmou que preparou um amplo relatório com todas as dívidas da prefeitura – em torno de 550 (quinhentos e cinquenta) milhões para discutir com o prefeito uma forma de viabilizar a administração da prefeitura. Segundo Cairo, “o prefeito não mostrou interesse em resolver a questão, já que não pretendia mais se candidatar”. Questionado por Kajuru se existiam “pedaladas”, Cairo respondeu com outra pergunta “quando você usa uma verba cujo destino era outro, o que é isso?”. Também afirmou que não concordava que uma empresa que devia aos cofres públicos mais de setenta milhões continuasse prestando serviços para a mesma administração. E por não concordar com estas e outras irregularidades, deixou o comando da pasta.

 

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia