Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI da Semas ouve ex-secretária Maristela Alencar

CEI da Semas ouve ex-secretária Maristela Alencar

por Quezia de Alcântara publicado 15/07/2019 11h28, última modificação 15/07/2019 11h28
CEI da Semas ouve ex-secretária Maristela Alencar

Foto de Marina Alice

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ouviu nesta segunda-feira (15) a ex-secretária da pasta, Maristela de Alencar de Melo Bueno, que atuou de janeiro de 2013 a dezembro de 2016.

Ela foi inquirida pelos vereadores Felizberto Tavares (PR) e Anselmo Pereira (PSDB), presidente e relator do colegiado sobre denúncias de fraudes no Programa Bolsa-Família; deterioração dos cemitérios públicos; renovação de aluguel da Casa de Acolhida 1; contratação de locação de hospital desativado para a Casa de Acolhida 2 e o funcionamento do Restaurante Cidadão.

Maristela informou que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda direta e o cadastro é feito no sistema de forma autodeclarada. Ela esclareceu que a Caixa fiscaliza o programa e casos de inconsistências são enviados à Semas para apuração e que em sua gestão ocorreu apenas dois casos atípicos.

A respeito da situação precária da Casa de Acolhida 1 em Campinas afirmou que fez triagem para selecionar os morados pois havia homens, mulheres, famílias, idosos e doentes e encaminhou para outros programas, inclusive par o Pronatec a fim de conseguirem emprego. Também providenciou passagens de ônibus para pessoas que chegavam à cidade, para não precisarem ser abrigados na Casa,que já estava superlotada.

Sobre a Casa de Acolhida 2, que seria instalada no prédio desativado do hospital Maria Auxiliadora, no setor Central, contou que foi irresponsabilidade da atual gestão municipal não dar continuidade ao projeto e não transferir para o local, já adaptado e equipado, os acolhidos. Explicou que assinou, no mesmo dia de sua exoneração como secretária, contrato de permuta do imóvel com área de mais de 6 mil metros quadrados no setor Faiçalvile, estimado em R$ 2,6 milhões, em confiança no então prefeito Paulo Garcia que havia assinado TAC junto ao Ministério Público para atender a Política Nacional de Assistência Social que preconiza que as unidades devam ser em prédios próprios e não alugados.

Sobre os cemitérios públicos afirmou que não teve condições de melhorar e fazer adequadas manutenções por falta de verbas. No entanto, informou que foram arrecadados no período de sua administração na pasta, quase R$ 6 milhões advindos de taxas, serviços e bens funerários, que por determinação da secretaria de Finanças da época, sob a gestão de Geovalter Correia, destinou os recursos dos fundos diretamente para o Tesouro Municipal. Contou que conseguiu junto à Comurg e Semob parcerias para fazer manutenção dos quatro cemitérios públicos, especialmente para o Dia de Finados.

Os vereadores informaram que pretendem, mesmo no recesso parlamentar, manter as reuniões, oitivas e diligências da CEI.

A CEI da Semas investiga denúncias de fraudes no Programa Bolsa-Família e outras irregularidades da pasta que surgiram após análises de documentação enviada pela própria secretaria aos membros do colegiado. A CEI foi criada no final de 2018, mas foi instalada dia 10 de abril deste ano, após publicação no Diário Oficial dia 4/4/19 e teve seu prazo prorrogado por mais 90 dias e terá seus trabalhos realizados até outubro de 2019. O colegiado tem o vereador Felisberto Tavares (PR) na presidência e o vereador Anselmo Pereira (PSDB) na relatoria. Compõem a comissão: Sargento Novandir (Podemos), Alfredo Bambu (PRP), Paulinho Graus (PDT).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia