Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI da Saúde ouve secretário de Tecnologia sobre troca de software

CEI da Saúde ouve secretário de Tecnologia sobre troca de software

por Heloiza Amaral publicado 06/04/2018 11h05, última modificação 06/04/2018 17h12

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Saúde em Goiânia ouviu, nesta sexta-feira (6), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Ricardo De Val Borges, sobre a substituição de software do Ministério da Saúde por um desenvolvido pela empresa Viver, de Belo Horizonte (MG).

O secretário afirmou que foram realizadas cotações no mercado e que a Viver foi a empresa que atendeu a todos os requisitos, oferecendo o menor preço. Segundo ele, os técnicos da Sedetec não foram ouvidos se havia maneiras de aprimorar o software anterior, porque a preocupação da secretaria municipal de Saúde era trocá-lo.

Como convidado da CEI, o técnico da Sedetec César Augusto Marques de Souza declarou que o software antigo não precisava ser trocado, já que havia equipe qualificada para aprimorá-lo. De acordo com ele, talvez fosse necessário contratar mais mão de obra, mas o valor seria inferior ao gasto na implantação do novo software (R$4,2 milhões).

Também como convidado, o diretor do Cais de Campinas, Max Nascimento, disse que o novo software é mais difícil de operar e que muitos médicos têm optado por não usá-lo, fazendo todo o procedimento de forma manual. “Para o servidor, foi horrível a mudança. A gente só perde tempo, já que 80% dos pacientes que estavam cadastrados não aparecem mais com o software novo. Temos que cadastrar de novo quando vão ao Cais”, destacou Max.

Para o relator da CEI, vereador Elias Vaz (PSB), a secretaria de Saúde errou ao contratar o novo sistema sem se preocupar se havia possibilidade de aprimorar o anterior, gastando uma quantia que faria diferença se investida em infraestrutura e medicamentos. A próxima reunião da comissão ficou marcada para segunda-feira (9), às 8h30. Os vereadores partirão da Câmara Municipal em diligência por unidades de saúde de Goiânia. (Foto: Wictória Jhefany)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia