Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CEI da Saúde denuncia gastos irregulares com aparelhos de raio-X

CEI da Saúde denuncia gastos irregulares com aparelhos de raio-X

por Heloiza Amaral publicado 09/04/2018 09h50, última modificação 10/04/2018 12h20

Em reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Saúde, nesta segunda-feira (9), os vereadores Elias Vaz (PSB) e Jorge Kajuru (PRP) denunciaram gasto de mais de R$11 milhões nos dois últimos anos com a terceirização do serviço de raio-X em seis unidades de saúde da capital, enquanto há aparelhos novos ainda encaixotados no almoxarifado. O contrato de terceirização com a empresa Techcapital foi assinado em 2014 para fornecer os aparelhos aos Cais de Campinas, Bairro Goiá, Chácara do Governador, Upa Itaipu, Upa Noroeste e Crof.

O relator da CEI, Elias Vaz, afirma que esteve no Cais de Campinas e no Crof e encontrou equipamentos sucateados. Segundo ele, no Crof, referência em ortopedia em Goiânia, os pés das macas de raio-X estavam enferrujados e remendados com esparadrapo. Os aparelhos têm data de 8 de junho de 2009, o que contraria também os termos do contrato, que determina tempo máximo de uso de dois anos. “Além de cobrar caro, a empresa ainda descumpre o contrato. Enquanto há tantas necessidades na Saúde e a prefeitura alega problemas financeiros, registramos esse gasto absurdo, sendo que há equipamentos novos”, destaca o vereador.

O processo de compra de 13 aparelhos foi autorizado em 14 de julho de 2015 e vencido pela Sawae Tecnologia Ltda. A última entrega foi registrada em 29 de março de 2016, totalizando sete aparelhos no almoxarifado, exatamente o número de equipamentos contratados com a Techcapital. A CEI vai pedir o cancelamento imediato do contrato e a instalação dos novos aparelhos. O presidente da comissão, Clécio Alves (MDB), diz que a Techcapital deve ressarcir o município pelos dois anos de pagamento das máquinas, que estão em desacordo com o contrato. Depois da reunião, os membros da CEI partiram em diligência por unidades de saúde de Goiânia. (Fotos: Wictória Jhefany e Welder Camargo)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia