Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ ouve secretário municipal de Educação

CCJ ouve secretário municipal de Educação

por Heloiza Amaral publicado 19/12/2018 11h20, última modificação 20/12/2018 09h07

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ouviu, nesta quarta-feira, 19, o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Ferreira Costa, sobre a transferência de crianças de 4 e 5 anos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para escolas e a nova modulação dos professores da rede municipal. Sobre o caso dos CMEIs, o secretário afirmou que as escolas serão adaptadas até fevereiro para receber as crianças, incluindo o remanejamento dos profissionais adequados, como os agentes educacionais. Segundo ele, das 3 mil vagas que serão abertas nos CMEIs em 2019, 800 resultarão dessa alteração, prevista em Lei.

A presidente da CCJ, Sabrina Garcêz (PTB), responsável pela convocação do secretário, questionou as afirmações, destacando que as escolas não têm condições de receber crianças de 4 e 5 anos e que dois meses não serão suficientes para todas as alterações. De acordo com ela, a alternativa será procurar novamente o Ministério Público, para evitar que crianças e mães sejam prejudicadas. Sabrina propôs adiar a mudança por seis meses, mas a sugestão foi recusada pelo secretário.

Sobre os professores, Marcelo explicou que há excedência de profissionais em algumas escolas e déficit em outras, por isso estão ocorrendo as transferências. Para Sabrina, a questão é priorizar os professores com mais tempo de atuação na casa. Segundo ela, estão remanejando professores com mais de 15 anos de casa e mantendo novatos. O problema foi destacado pelos profissionais que estiveram presentes na reunião, indignados com as mudanças realizadas pela secretaria.

A transferência das crianças de CMEIs para escolas e a insatisfação dos professores serão investigadas, a partir de fevereiro, pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação. Além disso, de acordo com Sabrina, os vereadores analisarão as licitações realizadas pela secretaria. (Foto: Heloiza Amaral)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia