Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ encerra votação do novo Código Tributário

CCJ encerra votação do novo Código Tributário

por Quezia de Alcântara publicado 14/05/2019 11h55, última modificação 14/05/2019 15h21
CCJ encerra votação do novo Código Tributário

Foto: Marina Alice

Na última reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para discussão do novo Código Tributário do Município (Projeto 2018/35) foram aprovadas mais 20 emendas de iniciativa dos vereadores Sabrina Garcêz (sem partido), Tatiana Lemos (PCdoB), Zander Fábio (Patriotas), Léia Klébia (PSC), Andrey Azeredo (MDB) e Felisberto Tavares (PR). 

O relatório da vereadora Cristina Lopes (PSDB) foi aprovado com o acolhimento de todas as emendas apresentadas, que totalizaram 60 propostas aditivas, modificativas e supressivas ao texto original. A matéria, de iniciativa do Executivo, segue para análise do plenário em primeira votação. Depois será enviado para a Comissão Mista onde deverá ser emitido o segundo parecer, antes da votação final.

Desde que a matéria chegou na Casa, em setembro de 2018, foram realizadas diligências junto às diversas entidades: Federação das Indústrias do Estado de Goiás; Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro); Secretaria Municipal de Finanças (Sefin); Conselho de Arqutetura e Urbanismo (Cau-Go); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sepe); Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi); Comissão de Direito Tributário da OAB Goiás e Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas).

Sabrina Garcêz, autora da maioria das sugestões apresentadas, acredita que as emendas mais importantes são as que criam o critério de depreciação do imóvel, pela idade da edificação, para cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as que reduzem alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS). Também se destacam as que promovem descontos dos dois impostos para imóveis e novos empreendimentos a serem instalados no setor Central.

“O texto mandado teve como intenção somente aumentar a arrecadação, com uma série de cobranças ilegais e inconstitucionais; também incluiu o arbitramento da Prefeitura ao desconsiderar todas as informações, as declarações do cidadão e abrir precedente para majorar as cobranças conforme a Prefeitura quisesse. Assim, com as emendas, garantimos uma maior justiça fiscal, a ampla defesa e o direito ao contraditório, que não eram previstos no texto original, e portanto, havia ilegalidade e inconstitucionalidade na matéria”, justificou Sabrina.

Uma das emendas aprovadas mantém os deflatores do cálculo do IPTU que foram retirados pelo Executivo no texto apresentado para o novo Código, porém, o colegiado retirou emenda que modificava as faixas das alíquotas para desconto no IPTU, para que o tema seja debatido em plenário.

Assim, o plenário receberá o projeto do prefeito Iris Rezende com oito faixas de alíquotas para cada espécie de imóvel seja ele edificado de uso residencial, ou de uso não residencial e os não edificados. Destaca-se a carga tributária para os imóveis cujo valor venal seja acima de R$ 2 milhões, localizados em condomínios fechados, que terão uma alíquota maior.

A relatora sugeriu que a CCJ se reúna com o secretário municipal de Finanças (Sefin), Alessandro Melo, para esclarecer as emendas aprovadas a fim de que não haja veto futuro por parte do Executivo.

O líder do Prefeito na Casa, Oséias Varão (PSB), reiterou que fez questão de acompanhar as reuniões da CCJ, a fim de em caso de serem contestadas ele possa atuar tendo as informações corretas, “inclusive, na defesa, se for o caso”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia