Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Derrubado pela CCJ veto do Prefeito a projeto que garante desconto no IPTU

Derrubado pela CCJ veto do Prefeito a projeto que garante desconto no IPTU

por silvana — publicado 14/01/2019 13h55, última modificação 14/01/2019 14h02

A CCJ- Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, se reuniu extraordinariamente  na manhã de hoje, 14/01 para deliberar sobre  18 vetos do Prefeito Iris Rezende (MDB), inclusive o que mantém os “deflatores” (descontos)  para cálculo do ITU e IPTU- Imposto Predial e Territorial Urbano da Capita. 

A matéria vetada, de iniciativa dos vereadores Lucas Kitão (PSL), Elias Vaz (PSB) e Alysson Lima (PRB)  foi aprovada no final do ano passado e, revoga dois parágrafos do artigo 3º da Lei nº 9.704/2015 que regulamenta a Planta de Valores. A iniciativa inclui ainda, o artigo 5-A na referida Lei determinando que “os imóveis que tiverem seus cadastros atualizados, a qualquer tempo perante a Administração local, não perderão os deflatores previstos na legislação, para cálculo do IPTU”. O processo foi relatado pela vereadora Drª Cristina, que optou pela rejeição do veto e teve seu parecer foi aprovado pelos demais membros da Comissão.

Cristina pediu a derrubada do veto alegando que “a justificativa apresentada pelo Paço, não procede”. O Prefeito alega vicio de iniciativa, pois matéria que autorize, crie ou aumente despesas, não é da competência do Legislativo e sim do Executivo. Além disso, o  Prefeito diz que “a iniciativa dos vereadores fere a Lei de Responsabilidade Fiscal ao introduzir benefício consistente em renúncia de receita  a margem da legalidade, na medida em que afeta a definição da base de cálculo do IPTU, resultando em redução discriminada de tributos”.

A relatora reafirmou a necessidade de se  discutir as alíquotas do imposto, de forma técnica e não política,e também de garantir os deflatores . Cristina e Zander  reconheceram  a necessidade do recadastramento dos imóveis , “mas em loco, e não por drones", afirmaram. Além de Cristina,  votaram pela derrubada do veto,  os vereadores Anderson Salles Bokão (DC), Zander Fábio (Patriota), Léia Klébia(PSC) e Wellington Peixoto (MDB). A presidente, Sabrina Garcês (PTB) só vota em caso de empate e, a vereadora Tatiana Lemos (PC do B) não compareceu à reunião pois está de licença.

Sabrina defendeu a discussão de um novo Código Tributário, "uma vez que o atual é de 1975 e está defasado, gerando brechas para “remendos”. A vereadora lembrou que o INSS é o principal tributo arrecadado pela Administração Municipal e não o IPTU. “ O que existe hoje, por falta de fiscalização da Prefeitura, é uma enorme evasão de recursos, principalmente por parte das grandes empresas devedoras que não são acionadas judicialmente pelo Executivo,  para pagar os impostos”.

A próxima reunião da CCJ foi convocada pela presidente para o dia 06/02 às 8 horas, na sala das Comissões.

Índice Inflacionário

O presidente da Câmara, GCM Romário Policarpo, que esteve acompanhando a reunião da CCJ, disse em entrevista, que não existe o vício de origem alegado pelo Executivo e que  “se a aplicação dos descontos (deflatores) não for feita, a população terá um aumento de IPTU de até 300%. Se amanhã o veto for derrubado também no  Plenário, ficará garantido o desconto , e será aplicado apenas o índice inflacionário no cálculo do imposto, afirmou.  

O presidente lembrou que “ existe uma liminar na Justiça que pode cair a qualquer momento e  cabe à Câmara dar a palavra final sobre a questão. Caso os vereadores referendem a rejeição ao veto,  o Prefeito terá 15 dias para publicar a Lei  ou recorrer à Justiça” .

Mantidos

Dos 18 vetos da pauta da Comissão, apenas dois foram mantidos, os outros 16 foram derrubados pelos vereadores presentes a esta primeira reunião realizada nesta segunda-feira,  para deliberação das matérias que serão apreciadas na sessão extraordinária convocada pelo presidente Romário Policarpo (PROS), para amanhã, 15/01 às 9 horas no Plenário da Casa.

Os dois vetos mantidos são resultantes de projetos do vereador Sargento Novandir (Podemos). O primeiro “dispõe sobre a exclusão do 3º dígito nos preços dos combustíveis, ao consumidor, no município”. O outro “dispõe sobre a disponibilidade de agulhas para Mamotomia na rede de saúde pública municipal. Este, porque segundo a relatora, Drª Cristina,  "já existe lei que garante a disponibilidade".

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia