Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova projetos sobre uso de espaço urbano

CCJ aprova projetos sobre uso de espaço urbano

por Quezia de Alcântara publicado 14/08/2019 11h10, última modificação 14/08/2019 11h10

Matérias que versam sobre espaço urbano pautam três projetos de lei aprovados hoje, 14, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A primeira, proposta por Sargento Novandir (Podemos) autoriza o poder Executivo a fixar e cobrar preço público pela ocupação do espaço de solo em áreas públicas municipais pelo sistema de posteamento de rede de energia elétrica e de iluminação pública pela concessionária que os utiliza.

Novandir adiciona ao texto que os valores arrecadados deverão ser destinados para a área da educação no Município. Ele alega que as concessionárias, além de ocuparem um espaço público sem dar contrapartida, arrendam os postos para companhias de telefonia e de internet.

 A segunda, de iniciativa do Cabo Senna (Patriota) estabelece Termo de Responsabilidade e fixa multas aos organizadores que não realizarem a limpeza das vias e logradouros públicos após a realização de eventos, norma à qual são obrigados de acordo com lei municipal.

O parlamentar propõe também multas que variam de R$2 mil a R$ 7mil dependendo da quantidade de lixo, podendo dobrar o valor, em caso de reincidência. “Apesar da obrigatoriedade pela limpeza, a lei não fixa sanções”, explica Senna, adicionando que este projeto põe fim à impunidade pois estabelece infração administrativa ambiental”.

 A terceira de autoria do vereador Divino Rodrigues (Pros) inclui a obrigatoriedade da apresentação de parecer técnico com avaliação das condições de uso e manutenção das marquises dos edifícios em Goiânia.

Segundo a propositura, o proprietário da edificação deverá contratar um profissional habilitado pelo CREA para emitir laudo técnico estrutural sobre as marquises a partir de metro de balanço, cuja validade será de 12 meses. “Ao longo do tempo essas estruturas sofrem muitas ações que contribuem para a deterioração do concreto e podem causar acidentes com grande danos e óbitos para o cidadão, sem a correta manutenção”, justifica o parlamentar.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia