Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova projetos para área da Educação em Goiânia

CCJ aprova projetos para área da Educação em Goiânia

por Quezia de Alcântara publicado 17/04/2024 09h50, última modificação 17/04/2024 13h30
Propostas têm como foco incentivo à ciência, oferta de cursos profissionalizantes e prioridade na prestação de serviços públicos no entorno de escolas municipais

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (17), projetos de lei relativos à área da Educação.

Incentivo à ciência

De autoria do vereador Willian Veloso (PL), o projeto nº 409/2023 cria o Fundo Estudantil de Incentivo aos Estudos e Pesquisas, com os seguintes objetivos:

- apoiar participação de estudantes em eventos científicos, educacionais, culturais e esportivos;

- fomentar projetos de cunho socioambiental e de empreendedorismo econômico e social.

“O Fundo Estudantil também poderá financiar pesquisas ou intercâmbio de estudantes em universidades no exterior, o que contribuirá para o aprimoramento acadêmico e profissional dos jovens brasileiros. Além disso, poderá estabelecer um instrumento efetivo para ampliação das oportunidades educacionais e para o fortalecimento da formação dos estudantes da rede pública”, afirma Veloso.

Cursos profissionalizantes

Já o projeto nº 449/2023, de autoria do vereador Sandes Júnior (MDB), autoriza o Executivo a promover cursos profissionalizantes para a população em geral nas escolas municipais, que não funcionam em período noturno.

A proposta visa à capacitação da população para o mercado de trabalho, com a consequente geração de renda e movimentação da economia local.

Segundo o texto, o poder público poderá celebrar convênios e parcerias com entidades, bem como contratar empresa especializada, para troca de experiências e para capacitação de instrutores e de alunos.

“Muitas das escolas municipais ficam fechadas durante a noite, sendo espaço adequado e sem custos para realização desses cursos, que oportunizarão perspectivas de ingresso ou reingresso no mercado de trabalho”, argumenta o parlamentar.

“O atual cenário socioeconômico demonstra que grande parcela da população ainda se encontra desempregada ou subsistindo de trabalhos precários e informais. Por vezes, oportunidades de trabalho são perdidas por falta de especialização ou de conhecimento”, conclui.

Segurança e cidadania

De autoria do vereador Wellington Bessa (DC), o projeto nº 414/2023 estabelece Área Escolar de Segurança e Cidadania (Aesc) no entorno de escolas municipais.

De acordo com a matéria, o estabelecimento da Aesc viabilizará o entorno das escolas como espaço prioritário para prestação de serviços públicos – iluminação pública; pavimentação de ruas; manutenção de calçadas; poda de árvores; limpeza de terrenos; implantação de faixas de pedestres e de redutores de velocidade; sinalização de trânsito; além de patrulhamento ostensivo e de rondas policiais.

“A Aesc tem por finalidade assegurar a tranquilidade de alunos, professores, servidores e pais, por meio de ações ordenadas do poder público, de forma a contribuir para melhor realização dos objetivos das instituições educacionais”, justifica o vereador.

Os projetos seguem para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia