Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova projetos de Bokão para beneficiar idosos, deficientes e pessoas com doenças graves

CCJ aprova projetos de Bokão para beneficiar idosos, deficientes e pessoas com doenças graves

por Quezia de Alcântara publicado 10/04/2023 08h05, última modificação 10/04/2023 14h22
Propostas autorizam coleta domiciliar para exames laboratoriais e atendimento prioritário no comércio e em bancos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, em reunião no último dia 5 de abril, dois projetos de lei, de autoria do vereador Anderson Sales (Solidariedade), para beneficiar idosos, deficientes e pessoas com doenças graves.

Aos idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o projeto 590/2021 autoriza atendimento domiciliar para coleta de amostras destinadas a exames laboratoriais. Segundo o texto, restrições à mobilidade do paciente poderão ser constatadas por médico acompanhante ou por equipe de saúde da família. Os profissionais indicarão quais exames o paciente poderá realizar em âmbito domiciliar.

Segundo a justificativa do projeto, a Constituição Federal garante atendimento a qualquer pessoa que precise do Sistema Único de Saúde (SUS). “Em 2002, a Lei Federal 10.424 criou o atendimento com internação domiciliar, a ser realizado por equipes multidisciplinares. Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares, incluem-se, principalmente, procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio. Sendo assim, o Município de Goiânia deve coletar amostras de exames laboratoriais de idosos, de pessoas com mobilidade reduzida e de pessoas com deficiência em suas residências”, explica o vereador.

Atendimento prioritário

Já o projeto 26/2022 trata da prioridade de atendimento para pacientes de hemodiálise e pessoas com neoplasia maligna. De acordo com o texto, o direito ao atendimento prioritário deverá ser informado, em local visível, por estabelecimentos comerciais, de serviços e instituições financeiras.

Para o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo a garantia do princípio da dignidade da pessoa. “A proposição visa à redução do tempo de espera de pacientes com fibromialgia, neoplasia maligna e doenças renais que exigem hemodiálise. Assim, evitaria-se que essas pessoas fossem submetidas a desgaste físico e emocional”, afirma Bokão.

Os dois projetos de lei seguem para primeira votação em Plenário.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia