Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova projeto para implantação de jardins de chuva em Goiânia

CCJ aprova projeto para implantação de jardins de chuva em Goiânia

por Carol Magalhães publicado 08/12/2023 11h25, última modificação 08/12/2023 15h27
Canteiros e rotatórias aumentarão permeabilidade do solo para recolher água em excesso. Proposta por Sabrina Garcez (Republicanos), medida visa à diminuição de pontos de alagamento
CCJ aprova projeto para implantação de jardins de chuva em Goiânia

Foto: Gustavo Mendes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, na última quarta-feira (6), projeto de lei (PL 162/2023) que estabelece diretrizes para adaptação de vias municipais, com mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais. Segundo a autora da matéria, vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), a medida visa ao aumento da permeabilidade do solo por meio da construção de canteiros e de rotatórias – os chamados "jardins de chuva" – para recolher água em excesso.

"A instalação de jardins de chuva é uma iniciativa que usa como base a própria natureza para solucionar problemas nos centros urbanos. É mais uma medida para diminuir pontos de alagamento de forma sustentável, além de manter harmonia entre urbanização e preservação do meio ambiente", afirmou a parlamentar.

Benefícios

O jardim de chuva consiste em Solução Baseada na Natureza (SBN), implementada no Brasil e do mundo para combater efeitos da crise climática. Além de facilitar absorção da água da chuva pelo solo, permite abastecer lençóis freáticos de espaços urbanos e regenerar solos pisoteados e desnutridos. Também ajuda a diminuir empoçamentos em vias públicas.

Dados recentes do portal especializado ECycle apontam que jardins de chuva removem até 90% de produtos químicos e de nutrientes habitualmente identificados na composição da águas da chuva. A solução também possibilita aumento da biodiversidade, diminui alagamentos e melhora a qualidade do ar. "É uma obra simples que a Prefeitura pode fazer com equipes próprias, sem nenhum recurso adicional, mas que ajuda muito do ponto de vista ambiental", destacou Sabrina Garcez.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia