Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova Programa Medicamento em Casa e triagem precoce de crianças com autismo

CCJ aprova Programa Medicamento em Casa e triagem precoce de crianças com autismo

por Guilherme Machado publicado 23/06/2021 11h25, última modificação 23/06/2021 11h30
CCJ aprova Programa Medicamento em Casa e triagem precoce de crianças com autismo

Foto: Alberto Maia

Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovaram nesta manhã o prosseguimento do Projeto de Lei nº 60/2021, que institui o Programa Medicamento em Casa, MedCasa, que tem o objetivo de entregar medicamentos de uso contínuo nas casas de pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida e portadoras de doenças crônicas usuárias de rede municipal de saúde. 

Os beneficiários deverão se cadastrar na Secretaria Municipal de Saúde e fazer a atualização do cadastro semestralmente apresentando comprovante de endereço e identidade do recebedor. A secretaria fará a avaliação da real necessidade de entrega do remédio em domicílio mediante a visita de um assistente social da saúde. O programa permitirá que medicamentos sejam entregues em endereço próximo, caso haja impossibilidade de acesso à residência do paciente. 

“O programa evitará que pessoas se desloquem aos locais de entrega, evitando a formação de filas e que os principais grupos de risco se exponham ao vírus da Covid-19, e permitirá que a Prefeitura faça a identificação exata dos pacientes, dos medicamentos e da quantidade que será distribuída, evitando desperdício ou formação de estoques”, justificou o autor da matéria, vereador Edgar Duarte (PMB). 

Autismo 

Outro projeto de lei (nº 36/2021) do parlamentar aprovado na CCJ hoje é o que obriga a aplicação do questionário M-CHAT, para triagem precoce de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas unidades de saúde, escolas e creches municipais. 

Edgar Duarte disse que alterações nos domínios da comunicação social, linguagem e comportamentos repetitivos entre 12 e 24 meses têm sido propostos como marcadores de identificação precoce para o autismo. “Estes sinais clínicos já são identificados pela maioria dos pais a partir do primeiro ano de vida, porém, estas crianças muitas vezes só terão seu diagnóstico TEA na idade pré-escolar ou até mesmo escolar. O diagnóstico tardio dessas crianças e a consequente intervenção atrasada causam prejuízos no desenvolvimento global delas”, explicou. 

O questionário é simples e apresenta alta sensibilidade e especificidade, acrescentou o vereador. “A aplicação não onera os cofres públicos, pois possui baixíssimo custo. Não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes porque é aplicado nos pais ou cuidadores das crianças.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia