Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova novas regras para engenhos publicitários luminosos

CCJ aprova novas regras para engenhos publicitários luminosos

por Quezia de Alcântara publicado 03/04/2024 10h01, última modificação 03/04/2024 10h01
Projeto do vereador Thialu Guiotti (Avante) recebeu emendas dos colegas Denício Trindade (MDB) e Sabrina Garcêz (Republicanos)

 Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), hoje, 3, projeto do vereador Thialu Guiotti (Avante), que visa flexibilizar as regras existentes em matéria de higiene pública, no caso, combate à poluição visual, para possibilitar a instalação de painéis publicitários tipo DTM - aqueles luminosos, capazes de transmitir mensagens variadas, por meio de textos e imagens animados - no topo de edificações, reduzindo o número de horas em que deverão permanecer desligados durante as noites, de nove para seis horas.

O Projeto de Lei Complementar nº 01/2024, altera a redação do inciso V e inciso VI do art. 223 e dos incisos VII e VIII do art. 224 da Lei Complementar nº 368/2023, que dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Goiânia.

Segundo Guiotti, “o projeto garante e aprimora a legislação do Código de Posturas do Município de Goiânia, buscando adequá-la as demandas atuais e futuras da sociedade, com a rápida evolução tecnológica e a introdução de novos modelos e tecnologias, é essencial que a legislação esteja aberta à incorporação dessas inovações, permitindo a oferta de soluções mais eficientes e compatíveis com os avanços contemporâneos”.

Atualmente diz a lei que o engenho publicitário instalado no topo de edificação deverá atender aos seguintes critérios: não ser do tipo DTM; e ter sua iluminação desligada entre 22h (vinte e duas horas) e 7h (sete horas).

Thiallu propõe que os engenhos publicitários possam ser do tipo DTM e ter sua iluminação desligada entre uma hora e seis horas.

“Ao permitir a inclusão do tipo DTM como uma opcção estamos possibilitando o uso de novas ferramentas que podem contribuir significativamente para a fiscalização e manutenção da ordem pública”, justifica o vereador.

“ Portanto, as alterações propostas refletem um compromisso com a modernização e a eficácia da legislação municipal, que possam contribuir para uma cidade mais segura, sustentável e eficiente”, emenda.

 Emendas

Também receberam aval da CCJ emendas dos vereadores Denício Trindade (MDB) e Sabrina Garcêz (Republicanos).

Sabrina propôs que quando os engenhos possuir um quadro próprio com área maior que 6 m² (seis metros quadrados) e estiver instalado no solo, distar, no mínimo, 70 metros de outro DTM, instalado no solo e no mesmo lado da via pública.

Já, Denício apresentou proposta para que “nos loteamentos de acesso controlado e nos condomínios verticais seja permitida a instalação de contêineres para fins comerciais estéticos e/ou de embelezamento e de vestuário nas Areas Públicas Municipais (APM), desde que atenda a todos os critérios previstos na Lei Complementar n 368/2023, Art. 172, incisos I e ll”.

O projeto segue para a primeira votação em plenário.

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia