Aprovada pela CCJ declaração de utilidade pública do Memorial Iris Rezende Machado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na quarta-feira (17), projeto de autoria do vereador Denício Trindade (foto - MDB) que declara como utilidade pública o Memorial Iris Rezende Machado. Com a declaração, o poder Executivo poderá firmar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas com o objetivo de promover a preservação, conservação e promoção do memorial.
Iris Rezende Machado, morto em novembro de 2021, dedicou mais de 60 anos à vida pública. Iniciou a carreira política como vereador por Goiânia, foi deputado estadual, prefeito de Goiânia (quatro vezes), governador de Goiás (duas vezes), senador e ministro de estado.
De acordo com o projeto, o Memorial Iris Rezende Machado é responsável por garantir o acervo de pertences, documentos e histórias do líder político, de forma a torná-lo acessível ao público. A entidade é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Goiânia. O Instituto busca, também, incentivar a formação de novas lideranças, investindo desenvolvimento humano e social para que o exemplo de dedicação à causa pública se propague.













