Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova projetos destinados ao combate à violência contra a mulher

CCJ aprova projetos destinados ao combate à violência contra a mulher

por Quezia de Alcântara publicado 17/12/2025 11h15, última modificação 17/12/2025 17h25
Propostas tratam de reserva de assentos para passageiras em veículos do transporte coletivo; de criação de programa voltado à autodefesa feminina; e de implantação de cadastro com dados de agressores
CCJ aprova projetos destinados ao combate à violência contra a mulher

Foto: Millena Cristina

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (17), três projetos de lei destinados ao combate à violência contra a mulher. As matérias seguem para primeira votação em Plenário.

Reserva de assentos

De autoria do vereador Denício Trindade (União Brasil), o projeto de lei 332/2025 determina reserva prioritária, para mulheres, dos assentos localizados ao lado das janelas nos veículos de transporte público coletivo.

Além de prevenir situações de assédio, a proposta pretende assegurar a dignidade, a integridade e a segurança das passageiras.

“A reserva prioritária dos assentos junto às janelas, aliada a campanhas, a canais de denúncia e a protocolos policiais, constituirá barreira protetiva eficaz e garantidora da integridade física e psíquica das passageiras. Trata-se de medida para valorizar a dignidade da mulher e para tornar o transporte público mais seguro, justo e democrático”, afirmou o parlamentar.

Proteção e autodefesa

Já o projeto de lei 634/2025, de autoria do vereador Major Vitor Hugo (PL), institui o Programa Escudo Feminino – destinado à proteção, à capacitação e ao apoio à autodefesa de mulheres em situação de violência.

O programa prevê como ações:

- apoio psicossocial e orientação jurídica;

- campanhas permanentes de prevenção;

- parcerias com entidades especializadas;

- auxílio financeiro para realização de cursos de defesa pessoal; para capacitação técnica em armamento; para aquisição de dispositivos não letais autorizados e de armas de fogo de uso permitido.

Registro de agressores

De autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), o projeto de lei 406/2025 autoriza a implantação do Sistema Revela - Registro de Violência e Listagem de Agressores contra a Mulher.

Segundo a proposta, um cadastro reunirá dados de condenados, de pessoas que respondem a processo criminal por violência contra a mulher e de pessoas que sejam alvo de medida protetiva de urgência. A inclusão no cadastro não implicará condenação ou declaração de culpabilidade, de forma a preservar o princípio constitucional da presunção de inocência.

O acesso ao sistema deverá ser público e gratuito, por meio de plataforma digital mantida pela Prefeitura. A atualização do cadastro deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias após o recebimento de comunicação oficial do Poder Judiciário ou do Ministério Público. O Sistema Revela deverá garantir a segurança da informação e o respeito à dignidade da vítima.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia