Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ autoriza iniciativas para promoção de acessibilidade a pessoas com deficiência

CCJ autoriza iniciativas para promoção de acessibilidade a pessoas com deficiência

por Quezia de Alcântara publicado 06/07/2022 10h40, última modificação 06/07/2022 13h40
Projetos preveem adaptações em prédios, parques, praças, escolas e outros locais
CCJ autoriza iniciativas para promoção de acessibilidade a pessoas com deficiência

Foto: Domínio público

Em reunião nesta quarta-feira (6), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou proposta que trata da promoção de acessibilidade em prédios. A iniciativa é conjunta dos vereadores Lucas Kitão (PSD) e Willian Veloso (PL).

Segundo o texto, edificações com mais de 15 anos terão prazo de 36 meses para adequar sua estrutura, com adaptações no sentido de promover acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Após esse prazo, proprietários de imóveis que descumprirem a legislação serão notificados. Em caso de não atenderem à lei, estarão sujeitos ao pagamento de multa de R$ 5 mil, atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“Buscamos garantir administrativamente e, se necessário, judicialmente, acessibilidade para pessoas com deficiência aos prédios públicos e privados de uso coletivo”, justificam os autores do projeto. “Faz-se fundamental que o Código de Posturas, que já prevê adaptações, estabeleça um período para que prédios antigos realizem adaptações necessárias para democratizar o acesso a esses espaços”, complementam.

Equipamentos adaptados

Sobre o mesmo tema, a CCJ também aprovou matéria que permite instalação de equipamentos adaptados para deficientes e cadeirantes em praças, parques, logradouros públicos, escolas e Cmeis, por meio de parcerias com instituições e empresas. O projeto é de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos).

De acordo com o parlamentar, a ideia é que interessados em participar do programa possam expor a marca de sua empresa ou entidade nos equipamentos adaptados, além de se responsabilizarem pela manutenção dos mesmos, segundo normas editadas pela Prefeitura.

O objetivo da proposta, explica Isaías, é “ampliar o alcance da lei municipal existente, incluindo parques de diversão de praças, escolas e Cmeis como locais que também devem contar com mobiliário urbano adaptado às pessoas com deficiência”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia