Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova matérias que beneficiam mulheres em Goiânia

CCJ aprova matérias que beneficiam mulheres em Goiânia

por Da Redação publicado 05/07/2023 10h05, última modificação 05/07/2023 14h06
Entre os textos aprovados, está projeto de lei para proteção da mulher contra violência obstétrica

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (5), matérias que beneficiam mulheres em Goiânia.

O projeto de lei nº 100/2023, de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), altera a Lei nº 10.887/2023, que consolida legislação goianiense relativa à proteção e à defesa da mulher.

A mudança proposta por Sabrina se dá no artigo 37, em relação ao Disque Denúncia da Central de Atendimento à Mulher. “O Disque 180 é uma ferramenta essencial na defesa e na proteção das mulheres vítimas de violência, visando à ampliação da divulgação desta rede, a fim de estender a obrigatoriedade aos veículos de comunicação para garantir a maior publicidade possível do Disque 180”, defende a parlamentar.

Também de autoria de Sabrina Garcez, o projeto de lei nº 70/2023 institui o Dia da Mulher na Política, no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia – a ser celebrado, anualmente, em 3 de maio. A data, segundo a vereadora, visa estimular realização de eventos e fomentar ações socioeducativas acerca do papel da mulher na politica, do empoderamento feminino e do combate à desigualdade de gênero, de raça e social.

Já o projeto de lei nº 64/2022, de autoria da vereadora Léia Klébia (PSC), dispõe sobre implantação de meios de informação à gestante e à parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal. Conforme o texto, a proposta visa à proteção da mulher contra violência obstétrica.

“A atenção obstétrica e neonatal prestada pelos serviços de saúde deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização, sendo dever dos serviços e dos profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido”, afirma a parlamentar. “A cada ano, uma entre quatro mulheres passa por situações de violência obstétrica, segundo a Fundação Perseu Abramo”, conclui.

Os projetos aprovados seguem para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia