Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova matéria que proíbe Município de contratar empresa da ‘Lista Suja’ do trabalho escravo

CCJ aprova matéria que proíbe Município de contratar empresa da ‘Lista Suja’ do trabalho escravo

por Quezia de Alcântara última modificação 08/04/2026 09h19
Projeto de Heyler Leão (PP) visa o combate ao trabalho escravo e condições análogas à escravidão
CCJ aprova matéria que proíbe Município de contratar empresa da ‘Lista Suja’ do trabalho escravo

Foto: Gustavo Mendes Morais

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta quarta-feira, 8, matéria (PL 299/2025) do vereador Heyler Leão (PP) que proíbe a contratação e concessão de benefícios fiscais, subsídios, incentivos ou financiamentos municipais a empresas que utilizem, direta ou indiretamente, trabalho escravo ou em condições análogas à escravidão.

De acordo com o vereador, o objetivo é assegurar que o município de Goiânia atue de forma proativa no combate ao trabalho escravo e a todas as suas formas contemporâneas, especialmente aquelas que configuram condições análogas à escravidão, conforme definição do Código Penal Brasileiro.

“A proposta se ancora na utilização da ‘Lista Suja’ do trabalho escravo, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que é um instrumento oficial e transparente, reconhecido nacional e internacionalmente como ferramenta eficaz de responsabilização”, destaca Heyler Leão.

Diz o texto que a inclusão de uma empresa nessa lista decorrerá de rigorosa apuração administrativa, com amplo direito ao contraditório e à defesa, ficando inapta à concessão de benefícios ou celebração de contrato por dois anos.

Caberá aos órgãos competentes da Prefeitura, segundo o projeto, a verificação da existência de empresas na ‘Lista Suja’ no momento de análise para contratação ou concessão de benefícios.

“O Município, ao agir como contratante e agente promotor de incentivos econômicos, tem a responsabilidade de garantir que os recursos públicos não beneficiem empresas envolvidas em graves violações de direitos fundamentais”, justificou o parlamentar.

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

 

Banner do Radar da Transparência da Atricon

 

Carta de Serviços

 

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

 

Goiânia 91 anos

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia