Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova matéria que agilizará liberação de alvará para construção de casas

CCJ aprova matéria que agilizará liberação de alvará para construção de casas

por Quezia de Alcântara publicado 09/11/2016 11h02, última modificação 09/11/2016 11h02

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou hoje (9)projeto do Executivo que altera o Código de Obras mudando as regras para liberação de alvarás de construção.
A principal alteração retira da Prefeitura a obrigação de analisar projetos de habitação unifamiliar, caracterizados por casas, geminados e seriados até quatro unidades, que passarão a ser fiscalizados pelos engenheiros e arquitetos, responsáveis técnicos pela obra. O Município continuará a analisar os parâmetros urbanísticos, como recuo da calçada e impermeabilização. Com a mudança caberá à secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) a análise apenas de grandes empreendimentos e todos os imóveis comerciais, independentemente da área, mas para tal, ainda será apreciado outro projeto de lei, já enviado pelo Executivo.
A matéria recebeu emenda do vereador Elias Vaz (PSB), presidente da CCJ, e do líder do prefeito na Câmara, Carlos Soares (PT), definindo que o prazo máximo para a concessão do alvará nesses casos será de 10 dias úteis. Segundo dados colhidos pelos autores da emenda na Seplan, medida deverá reduzir em 70% a demanda de processos no Município.
A fiscalização dos profissionais responsáveis pelas construções que se enquadram na nova lei será realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO) e Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO). Caso o profissional não siga as regras, pode ter o registro suspenso por seis meses, chegando a um ano em caso de reincidência.
Antes da votação na CCJ, foi realizada audiência pública para debater o projeto. Depois disso, foi montado um grupo de trabalho e todos os artigos foram discutidos, em reuniões de um grupo de trabalho formado por vereadores, os dois conselhos de Engenharia e Arquitetura, Ministério Público e Prefeitura. Entidades que representam os empresários também foram convidadas. O projeto segue para primeira votação em plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia