Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ APROVA GESTÃO ASSOCIADA NA SANEAGO

CCJ APROVA GESTÃO ASSOCIADA NA SANEAGO

por lucas-ff — publicado 09/03/2016 11h25, última modificação 20/04/2016 08h28
Com a presença de servidores e sindicalistas foi garantida que a Saneago continue como empresa pública e não seja privatizada por 30 anos.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje (9) por unanimidade o relatório do vereador Djalma Araújo (Rede) ao projeto de lei que trata da gestão associada da Saneago por 30 anos entre a Prefeitura de Goiânia e a empresa. Estavam presentes servidores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg). 

Foram aprovadas três emendas ao projeto original aos artigos 3º, 6 º e 15. A primeira, segundo o relator, visa assegurar que a Saneago continue sendo uma empresa pública e vede qualquer possibilidade da entidade ser privatizada, o que para Djalma “trazer efeitos nefastos, como a precarização dos serviços, aumento de tarifas, demora na universalização do saneamento básico, corte dos subsídios sociais”.

Dessa forma ficará vedada a subdelegação ou transferência dos serviços, mantida, no entanto a terceirização para serviços complementares. O vereador ressaltou que esta foi uma reivindicação dos servidores da Saneago, ouvidos em reuniões, audiência pública e diligências. 

Outra emenda modificativa trata de incluir como dever do poder público adoção de subsídios tarifários e não tarifários para os usuários menos favorecidos. O texto original dispunha que poderiam ser adotados tais subsídios. Djalma ressaltou que com isso, dava-se “discricionariedade ao gestor tanto para aplicar como para não aplicar o subsídio... sendo a água um recurso essencial, elemento básico para sobrevivência e para a saúde pública, deve-se incrustar o seu acesso social subsidiado”. A emenda aprovada prevê a "gratuidade de ao mínimo 8 metros cúbicos de água para usuários que não possam cobrir o custo integral dos serviços".

E por fim, a última emenda inclui no Conselho de Saneamento de Goiânia, criado neste projeto, representantes da UFG, da Associação das Donas de Casa e do Stiueg, além de um do Gabinete Civil. No entanto, retirou do Conselho um representante da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

A matéria segue agora para a votação em plenário. O vereador Anselmo Pereira (PSDB) que acompanhou o trâmite do projeto na CCJ garantiu que amanhã o plenário vai apreciar o texto com as emendas. Ele destacou a importância de preservar os empregos dos servidores que trabalham 24 horas por dia para garantir o saneamento da cidade. (Com foto de Alberto Maia) (Quézia Alcântara)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia