Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprova criação de Arranjos Produtivos Locais

CCJ aprova criação de Arranjos Produtivos Locais

por Quezia de Alcântara publicado 05/06/2024 09h40, última modificação 05/06/2024 14h47
Projetos, de autoria dos vereadores Lucas Kitão (União Brasil) e Henrique Alves (MDB), respectivamente, instituem APL Eixo da Saúde e APL Agrovia Castelo Branco

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (5), projetos de lei para criação de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

APL Eixo da Saúde

O projeto de lei 39/2024, de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), institui o Arranjo Produtivo Local (APL) Eixo da Saúde.

De acordo com a proposta, o Eixo da Saúde será criado na Avenida Portugal, entre os Setores Marista e Oeste – região que concentra grande quantidade de serviços médicos e de profissionais da saúde.

Ainda segundo o texto, o Eixo da Saúde – composto por clínicas, laboratórios e hospitais – reunirá diversas especialidades médicas na mesma região. O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamentos.

“A criação desse Eixo da Saúde poderá contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, com atração de investimentos, geração de empregos e revitalização de áreas urbanas. Também poderá promover o turismo da saúde, em que pessoas do interior e de fora do estado procurarão atendimento em Goiânia”, explicou o parlamentar.

Para Lucas Kitão, “uma rua da saúde bem-sucedida pode servir como modelo de referência a outras cidades e regiões, inspirando a implementação de iniciativas semelhantes em todo o país”.

APL Agrovia Castelo Branco

Já o projeto de lei 614/2021, de autoria do vereador Henrique Alves (MDB), institui o Arranjo Produtivo Local (APL) Agrovia Castelo Branco, que englobará o comércio na avenida, desde a Praça Ciro Lisita, no Setor Coimbra, até a Avenida Bandeirantes, no Setor Ipiranga.

“A região tem longa tradição no comércio agropecuário e em atrativos para agropecuaristas não só de Goiânia, mas de todo o estado de Goiás”, afirmou Henrique Alves.

“A demanda de um arranjo produtivo agropecuário é desejo antigo dos produtores e dos comerciantes que têm ali forte apoio para a economia goiana e que viram no APL da Moda, na Rua 44, um ótimo modelo de fortalecimento e de engrandecimento da economia local”, completou.

Os projetos seguem para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia