Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ autoriza criação de cadastro de obesidade infantojuvenil em escolas municipais

CCJ autoriza criação de cadastro de obesidade infantojuvenil em escolas municipais

por Quezia de Alcântara publicado 17/05/2023 10h20, última modificação 17/05/2023 14h18
Segundo Denício Trindade (MDB), iniciativa visa à redução de índice de obesidade entre crianças e adolescentes, por meio de reeducação alimentar e de estímulo à prática de atividades físicas
CCJ autoriza criação de cadastro de obesidade infantojuvenil em escolas municipais

Foto: Gustavo Mendes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (17), projeto de lei (PL 64/2023) para criação do cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio da rede municipal de educação de Goiânia.

Segundo a matéria, de autoria do vereador Denício Trindade (MDB), “o cadastro conterá nome do aluno, data de nascimento, medidas decorrentes da avaliação antropométrica, endereço residencial, telefone e identificação dos pais ou responsável legal, além de outras informações que a escola julgar relevantes”.

O texto propõe que “nos primeiros 30 dias de cada ano letivo, a respectiva instituição educacional deverá submeter a totalidade de seus alunos, de forma individualizada, à avaliação antropométrica, constituída de medidas de massa corporal (peso), estatura e circunferência abdominal”.

Situação crítica

Ao justificar a importância da proposta, Denício explica que “atualmente, 15% dos brasileiros entre seis e 18 anos estão com sobrepeso e 5% são obesos. Estes índices continuam em disparada, principalmente nas camadas mais carentes da sociedade”. De acordo com o parlamentar, o principal objetivo da iniciativa consiste em reduzir o índice de obesidade infantojuvenil, por meio de reeducação alimentar e de estímulo à prática de atividades físicas.

“A situação no país é crítica, conforme dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Já relatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade; oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta”, conclui o vereador.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia