Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ aprecia seis projetos e um veto

CCJ aprecia seis projetos e um veto

por Michelle Lemes publicado 12/08/2020 11h59, última modificação 12/08/2020 11h59

Foram aprovados pelos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), nesta quarta-feira, 12, seis projetos de Lei, além  da manutenção do veto ao PL 84\2019, de autoria do vereador Álvaro da Universo, que autoriza a alienação, por doação não onerosa (bens móveis do acervo patrimonial) dos órgãos e entidades do Executivo para fins de uso social e ainda aprovaram voto em separado pelo arquivamento do PL 53\2020 do Paço Municipal, que denomina ponte na Avenida Leste-Oeste sobre a marginal Botafogo, no setor Leste Vila Nova.

Atividades Físicas

Dentre os projetos aprovados pela CCJ, está o projeto de Lei 72\2020, proposto pelo vereador Denício Trindade, que reconhece a prática de atividades físicas como essenciais para população de Goiânia em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos, em momentos de crises ocasionados por moléstias. “Sabemos que pessoas que praticam exercícios físicos tem um risco 33% menor de morrer por doenças cardiovasculares. Além disso, há evidências que o exercício produza reduções na pressão arterial similares a muitos remédios, tanto que a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que as mudanças comportamentais sejam usadas preferencialmente, antes mesmo dos medicamentos”, justificou.

Servidor Público

Foi aprovado projeto em benefício dos servidores públicos. O projeto de Lei Complementar 24\2019, de iniciativa de Zander Fábio, complementa o Estatuto dos Servidores Públicos do Município, ao permitir a licença para acompanhamento de animal doméstico em consulta veterinária de emergência. Para o parlamentar, nada mais natural que adequar a legislação a um novo contexto, permitindo que, nestas situações, o responsável possa ter a falta justificada, por parte da administração pública municipal, para o devido acompanhamento. Ele recebeu o apoio dos colegas Paulo Magalhães (DEM) e Dra Cristina (PL), que defende a integralidade família e animal.

Promoção Funcional

A outra matéria legislativa aprovada dá nova redação à Lei 9803\2016, que dispõe sobre a admissão de títulos em nível de pós-graduação stricto sensu para efeito de promoção funcional sob a égide dos acordos firmados entre o Brasil e os países íbero-americanos. Tal legislação só contemplou, segundo a vereadora Sabrina Garcêz (PSD), os países signatários do Convênio de Santo Domingo, não contemplando a Convenção de Haia, que é um tratado internacional que visa simplificar o processo de autenticação de documentos a serem usados no exterior. “Quero incluir a Convenção de Haia, observando os países signatários da convenção, aos títulos obtidos junto a instituições de ensino superior, concedendo equivalência de estudos aos nacionais”, esclareceu.

A Comissão – reunida de forma híbrida, com alguns dos vereadores participando de forma remota – irá se reunir novamente na próxima quarta-feira, 19, a partir das 8 horas, sob a presidência da vereadora Sabrina Garcêz (PSD).

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia