Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ analisa projeto que define comércio varejista como essencial

CCJ analisa projeto que define comércio varejista como essencial

por Quezia de Alcântara publicado 14/04/2021 10h17, última modificação 14/04/2021 10h17

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou hoje, 14, matéria da vereadora Gabriela Rodart (DC) que considera como essenciais o comércio varejista de bens e serviços, incluídos os de alimentação, repouso, limpeza e higiene; as lojas de conveniência, distribuidoras, pit-dogs, trailer e food-truck; os escritórios de contabilidade, imobiliária, advocacia; os salões de beleza e barbearias e as academias de esportes.

O texto informa que “são serviços e atividades essenciais indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos colocam em perigo a sobrevivência, a saúde, e a segurança alimentar dessas famílias”.

“Não podemos nos esquecer dos mais frágeis e aqueles que não podem aderir ao isolamento social imposto pelos municípios e estados sem que isso ocasione risco para a sobrevivência”, justifica a vereadora adicionando que “as atividades que colocam o pão na mesa devem ser entendidas como questões complementares e diretamente relacionadas e não antagônicas”.

Kleybe Morais (MDB) tomou a defesa do projeto afirmando que nada é certo com relação à pandemia, nem mesmo se o fechamento vai resolver, mas que o foco maior está no transporte coletivo.

Já Mauro Rubem (PT) reconhece que as atividades econômicas são fundamentais, mas “que o momento é de pandemia e que é preciso ter segurança, monitoramento dos casos de contaminação, isola os locais em que está tendo maior contágio para proteger a população, mantendo locais abertos e outros fechados, obedecendo regras de outro da saúde pública, como o exemplo da cidade de Araraquara.

A comissão aprovou o pedido de vista do petista, com objetivo de chamar o secretário da saúde, Durval Pedroso, para discutir a questão com os vereadores antes de votar o projeto.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia