Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ analisa honrarias a dois profissionais da mídia cinematográfica

CCJ analisa honrarias a dois profissionais da mídia cinematográfica

por Quezia de Alcântara publicado 30/09/2020 10h01, última modificação 30/09/2020 10h01

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira, 30, Decreto Legislativo (2020/31) que concede Título de Cidadania ao primeiro cinegrafista de Goiânia, Antônio Eustáquio Alves da Silva, o Taquinho, numa iniciativa do vereador Paulo Magalhães (DEM).

Também analisou projeto (2020/171), de autoria do Executivo, que concede o nome do jornalista ambiental Washington Novaes para o Parque situado na Avenida Gercina Borges Teixeira, no setor Conjunto Vera Cruz. A matéria teve pedido de vista aprovado para que a Prefeitura faça juntada de documentos, como abaixo-assinado dos moradores do bairro.

Washington Novaes

O jornalista Washington Luís Rodrigues Novaes nasceu em Vargem Grande do Sul em 3 de junho de 1934 e faleceu em Aparecida de Goiânia em 24 de agosto de 2020.

 Foi um dos jornalistas brasileiros que deu destaque aos temas sobre o meio ambiente e as culturas indígenas. Foi colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Popular, e consultor de jornalismo da TV Cultura. Realizou a série de documentários Xingu - A Terra Ameaçada, que lhe rendeu presença na sala especial na Bienal de Veneza em 1986.

Recebeu durante sua vida seis prêmios nacionais e sete internacionais por filmes e documentários na área de jornalismo e de cinema ambiental.

Em 2004 recebeu o Prêmio Unesco, categoria Meio Ambiente, por seu trabalho de mais de 30 anos de intensa divulgação de ideias e alertas dos impactos causados pela degradação ambiental.

Publicou 13 livros, a maioria sobre jornalismo ambiental, entre eles os livros: “A quem pertence a informação” em 1989 e “A década do impasse: do Rio92 ao Rio+10” em 2002.

Antônio Eustáquio Alves da Silva

Nasceu no dia 5 de março de 1947 em Abaetê, Minas Gerais. Chegou à Goiânia em 1965 e iniciou sua carreira profissional na recém-inaugurada TV Anhanguera. Ali atuou em vários setores até de destacar como cinegrafista, função que exerceu por cinco anos.

A seguir exerceu a função de cinegrafista na TV Goiânia e por conseguinte, repórter cinematográfico na TV Tupi/ Diários Associados, fazendo cobertura do Centro-Oeste e América do Sul.  

Produziu em sua carreira, dez filmes publicitários, centenas de documentários, vídeo-clips, programas de televisão, novelas, teatro.  

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia