Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ analisa carga horária de enfermeiros e projetos da área de saúde

CCJ analisa carga horária de enfermeiros e projetos da área de saúde

por Quezia de Alcântara publicado 03/10/2019 10h47, última modificação 03/10/2019 10h47

Matérias que tratam da área de saúde no Município foram aprovadas na última quarta-feira (3) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De iniciativa do vereador Tiãozinho Porto (Pros) foi aprovada por unanimidade matéria que regula a jornada de trabalho de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Relatada pela vereadora Cristina Lopes (PSDB) que sugeriu a aprovação após destacar a importância da categoria para a Secretaria Municipal de Saúde.

Os vereadores Tiãozinho, Divino Rodrigues (Pros) e Anderson Bokão (DC) afirmaram que estas categorias são as que lidam diretamente com os pacientes e as famílias quando em hospitais.

Zander discordou do parecer da Procuradoria da Casa que indicou vício de iniciativa no projeto, já que deveria partir do Executivo. “Mas o nosso papel é regulamentar as leis e não é só o Executivo que pode apresentar projetos dessa natureza”, explicou.

O vereador Weligton Peixoto (MDB) informou aos colegas que essa jornada de 30 horas já foi aprovada em vários municípios e capitais do país.

A informação foi reforçada pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Go), Ivete Barreto, que acompanhou a reunião em companhia de diversos profissionais da área . “Essa carga horária no serviço público de saúde já está em vigor em 100 municípios brasileiros, dos quais, 10 capitais, entre elas, São Paulo e Rio de Janeiro”, disse adicionando que a luta por esse benefício já completa 19 anos.

 OUTROS PROJETOS 

Com a autoria de Léia Klébia (PSC) a comissão aprovou projeto que obriga a divulgação da Carteira de Saúde da Criança, para parturientes em hospitais da rede pública e privada de Goiânia. “A caderneta é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os nove anos de idade”, explicou adicionando que na primeira parte contém informações e orientações para os cuidadores; apresenta os direitos dos pais e das crianças, bem como dados de vacinação, alimentação, peso/idade, e a segunda parte é onde os profissionais anotam dados sobre eventuais doenças, internações e indicações de tratamentos.

Já o vereador Andrey Azeredo (MDB) teve aprovado projeto de sua iniciativa que trata do atendimento preferencial em filas e a utilização de vagas de estacionamento de deficientes aos portadores de Fibromialgia. “O projeto visa atender à demanda de parte da população municipal acometida por esta doença crônica que causa imensas dores que migram para vários pontos do corpo e se manifesta nos tendões, músculos e articulações, implicando severas restrições à existência digna desses pacientes com queda significativa na qualidade de vida”, explica o parlamentar.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia