Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara sediará oficina sobre plano da região metropolitana

Câmara sediará oficina sobre plano da região metropolitana

por Manuela-qi — publicado 02/08/2017 18h30, última modificação 03/08/2017 15h22

Parceria entre a Câmara Municipal de Goiânia, o Comitê Executivo de Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro) e a Prefeitura de Goiânia, promoverá oficina nos dias 30 e 31 de agosto sobre estudos da Capital para integrar plano de gestão interfederativa. O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo, participou do encontro e colocou a Casa à disposição para a realização da oficina, que receberá os representantes das instituições que compõem o comitê e demais interessados da sociedade civil, no auditório Jaime Câmara. A data foi definida na tarde desta terça-feira, 1º, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, durante a primeira reunião do comitê para definição de estratégias para fechamento do diagnóstico que irão compor o plano. O resultado da oficina será apresentado em seminário que já foi definido para os dias 18 e 19 de setembro e será realizado na Assembleia Legislativa.

O objetivo da oficina será mostrar para vereadores e representantes da sociedade civil os estudos já realizados pela Universidade Federal de Goiás e os diagnósticos preliminares da Seplanh. As sugestões colhidas no encontro poderão integrar o plano que será apresentado ao deputado estadual Jean Carlo, relator do projeto de lei do Codemetro, que pretende planejar ações integradas nos mais de 20 municípios da região.

O vereador Andrey Azeredo vê como salutar as discussões técnicas durante a oficina. “Teremos interferências de diversas variáveis para a definição de ações na região metropolitana e os assuntos atingem diretamente a todos nós cidadãos”, ponderou o presidente, que reiterou que a Câmara não vai aceitar a diminuição das competências do município.

Segundo o superintendente executivo de assuntos metropolitanos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima), Marcelo Safadi, as sugestões do vereador Andrey apresentadas ao vice-governador José Eliton em maio foram acatadas. “Sugeri que os conceitos e atribuições do projeto devem apresentar definições claras e pormenorizadas para assegurar desempenho autônomo de funções e defendo que deve ser corrigida a metodologia do cálculo da participação e representatividade dos membros do Conselho.

No documento, o vereador pontuou, ainda, a importância do reconhecimento da representação das comunidades por seus líderes comunitários e a escolha da maioria simples nas votações. “Sugeri que a adoção do critério de quórum qualificado de dois terços dos votos para as decisões tomadas seja o caminho mais adequado na tomada de decisão”. A decisão percentual será feita pelos deputados.

O esboço do projeto com alterações será apresentado para a Câmara para conhecimento. Após essa análise, o presidente Andrey acredita que o grupo poderá trabalhar na elaboração do plano conforme os interesses metropolitanos. Participaram da reunião vários representantes da comunidade acadêmica, do Ministério Público do Estado de Goiás, dos municípios e técnicos da área urbanística.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia