Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara realizará Audiência Pública para destravar regulamentação de torres e antenas

Câmara realizará Audiência Pública para destravar regulamentação de torres e antenas

por Edição de notícias publicado 17/02/2023 15h25, última modificação 23/02/2023 10h31
Audiência foi requerida por vereador Lucas Kitão (PSD), autor de projeto para criação de normativas voltadas ao licenciamento de torres e antenas telefônicas. Segundo ele, debate é necessário para melhorar sinal de internet 5G em Goiânia

A pedido do vereador Lucas Kitão (PSD), a Câmara de Goiânia vai realizar, no próximo dia 1º de março, Audiência Pública para debater o projeto de lei 352/2022, que cria normativas para licenciamento e implantação de torres de antenas telefônicas na capital. Segundo Kitão, o debate é necessário para atualizar legislação municipal em relação ao tema e, a partir daí, melhorar o sinal de internet 5G em Goiânia.

O vereador, inclusive, é autor de proposta semelhante, arquivada pela Câmara, em outubro de 2021, dez meses antes do leilão relativo à Licitação da Geração da Internet 5G. Na ocasião, o projeto de lei 018/2021 foi rejeitado uma semana após eleição da Mesa Diretora, que não contou com participação de Kitão. Ele alega que o arquivamento se deu por "perseguição política". Na época, segundo o parlamentar, a Prefeitura havia prometido apresentar nova proposta para regulamentação de torres e antenas. O texto, no entanto, só foi encaminhado à Câmara um ano depois e ainda não foi votado em Plenário.

Para "correr contra o tempo perdido" e regulamentar tecnologia 5G, houve convocação da Audiência Pública, em que o vereador pretende debater o projeto com representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Goiânia (Procon), da Associação Brasileira de Infraestrutura (Abrintel), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis Brasil).

De acordo com Kitão, Goiânia está atrasada e precisa adequar legislação municipal ao avanço tecnológico, representado pelo sinal 5G. “A cidade precisa se adequar à Lei Geral das Antenas, além de reduzir prazos para licenciamento, que ultrapassam mil dias”, afirma.

“Temos proporção de uma torre para cada 1,8 mil habitantes, quando o funcionamento ideal é de uma torre para cada mil. Mais do que isso, precisamos rever prazo de licença para instalação de torres, que hoje é de 1.800 dias, o que inviabiliza avanço tecnológico e tudo isso precisa ser revisto”, conclui o vereador.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia