Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência Pública discute revitalização e tombamento do Centro de Goiânia

Audiência Pública discute revitalização e tombamento do Centro de Goiânia

por Da Redação publicado 08/06/2022 12h20, última modificação 08/06/2022 14h59
Especialistas, arquitetos e representantes de instituições já confirmaram presença. Evento foi proposto pelo vereador Mauro Rubem (PT)
Audiência Pública discute revitalização e tombamento do Centro de Goiânia

Foto: A Redação

A Câmara de Goiânia, por iniciativa do vereador Mauro Rubem (PT), realiza nesta quinta-feira (9), às 13h30, Audiência Pública para discutir a revitalização do Centro de Goiânia e o tombamento do roteiro Art Déco do município.

Já confirmaram presença a pró-reitora de ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Maria Valeska Lopes Viana; a assessora institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Maria Ester Bueno, junto aos conselheiros João Eduardo e Anna Carolina; Karla Emmanuela Ribeiro, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG); a diretora técnica da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Áurea Maria de Oliveira Pitaluga; o presidente do Sindicato dos Pitdogs, Ademildo Godóy; o presidente da Associação Comercial e Industrial do Centro de Goiânia e Adjacências (ACIC), Antônio Alves Ferreira; e a diretora regional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI), Elizabeth Caldeira Brito.

Segundo Mauro Rubem, é fundamental que sejam adotadas medidas efetivas para revitalização do Centro. Ainda de acordo com ele, o tema é discutido há 20 anos, desde a gestão de Pedro Wilson (PT), quando o ex-prefeito reformulou o canteiro central da Avenida Goiás. Em 2020, Iris Rezende (MDB) sancionou a Lei Complementar nº 326, conhecida como "Lei das Fachadas", que estabeleceu normas de conservação e limites de publicidade nos imóveis do Centro.

Art Déco

O estilo teve início na França, em meados de 1910. Entretanto, seu ápice ocorreu entre os anos de 1920 e 1930, sendo consagrado após a Exposição Internacional de Artes Decorativas, em 1925. Com influências do Futurismo e do Cubismo, o Art Déco foi empregado não só na arquitetura, mas também no design, moda e artes gráficas. Suas principais características são estilo puro e luxuoso, uso de formas geométricas, linhas retas e circulares estilizadas, design abstrato, emprego de marfim, jade e laca.

Goiânia reúne um dos maiores acervos de Art Déco do país. Os primeiros prédios no estilo foram construídos entre 1940 e 1950, na região central. Algumas dessas construções foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural, em 2003, mas muitas estão abandonadas.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia