Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara Municipal homenageia os 109 anos do Instituto Federal de Goiás e 10 anos dos institutos federais

Câmara Municipal homenageia os 109 anos do Instituto Federal de Goiás e 10 anos dos institutos federais

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 25/09/2018 14h42, última modificação 25/09/2018 14h42

A Câmara Municipal de Goiânia homenageou, em Sessão Especial na noite de segunda-feira, 24 de setembro, uma instituição centenária, pública e ligada à história da Educação no Estado e no País: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). A solenidade foi proposta pelo vereador Andrey Azeredo (MDB), presidente da Casa, e também celebrou os 10 anos dos institutos federais. No evento foram concedidos diplomas de Honra ao Mérito a integrantes da comunidade acadêmica e a personalidades ligadas à trajetória da instituição, que completou 109 anos de existência no último dia 23.

A Sessão foi presidida por Andrey e reuniu, além dos homenageados, servidores, alunos e seus familiares no Plenário da Casa, bem como representantes dos governos Estadual e Municipal. Em um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação Social da Reitoria do IFG, foram mostrados os 14 câmpus do Instituto no Estado (sendo dois na Capital) e descritos os cursos gratuitos ofertados: técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos subsequentes, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de graduação e de pós-graduação, além da formação inicial e continuada.

Trajetória secular

Em todos os discursos proferidos na cerimônia, foi destacada a atuação do IFG na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciada em 1909 com a Escola de Aprendizes Artífices, e os 10 anos da transformação da Instituição em instituto federal, autarquia da União vinculada ao Ministério da Educação e que surgiu com a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008.

Andrey Azeredo ressaltou a trajetória do IFG e sua importância para o desenvolvimento social, tecnológico e cultural do Estado. Ele relatou a história da instituição desde a criação da Escola de Aprendizes Artífices em Vila Boa, antiga capital do Estado e atual cidade de Goiás, que, anos depois, em 5 de julho de 1942, com o Batismo Cultural da nova Capital, surgia como Escola Técnica de Goiânia: “Esta, em 1965, tornou-se a Escola Técnica Federal de Goiás, que, em 1999, foi transformada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET). Finalmente, em 2008, nascia o IFG”, lembrou.

Ensino de excelência

O presidente falou que tem entre seus amigos vários ex-alunos da instituição, que, para ele, nos anos 1990, já era uma “referência em ensino de excelência.” Ele enfatizou a dedicação das pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento do Instituto: “Goiás, assim como vocês, se orgulha do IFG, e eu parabenizo todos os seus trabalhadores e estudantes de todas as épocas.” E conclamou: “Resistam. A Educação vale a pena e o Brasil precisa dela.”

Formação cidadã

Em seguida, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, falou em nome da instituição. Ele relembrou a trajetória repleta de realizações do Instituto, agradeceu ao presidente Andrey e à Câmara pela Sessão Especial e destacou vitórias e desafios que a instituição vivenciou em mais de um século de história. “O IFG não forma apenas profissionais, mas cidadãos que fazem a diferença no desenvolvimento do Brasil”, frisou.

Realização pessoal e profissional

Aluna do 4º período do curso técnico de Modelagem do Vestuário, do EJA, estudante do câmpus Aparecida de Goiânia, Irene Cândia, de 68 anos, falou representando os alunos: “Faço Modelagem para qualificar o meu trabalho e poder ganhar mais. Tenho o meu curso como minha segunda casa, acho maravilhoso estar lá, e recomendo a quem nunca estudou que procure um câmpus do IFG para estudar.” Após um depoimento emotivo e bem-humorado, ela foi aplaudida de pé por todos no Plenário.

Dentre os homenageados, estavam ex-alunos ilustres, como o ex-prefeito e o atual de Goiânia, Paulo Garcia, já falecido, e Iris Rezende. Foram celebradas, ainda, personalidades que contribuíram para a instituição, como o ex-governador Maguito Vilela, e também representantes de entidades dos servidores e alunos, reitores e diretores dos câmpus de todo o Estado. A solenidade foi traduzida simultaneamente por intérpretes de Libras do Campus Aparecida de Goiânia.

(*) Matéria produzida pela jornalista Polliana Martins

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia