Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara incentiva a participação social na revisão do Plano Diretor

Câmara incentiva a participação social na revisão do Plano Diretor

por marcos — publicado 25/09/2017 16h31, última modificação 25/09/2017 16h31

      A Câmara Municipal de Goiânia realizou, na manhã de hoje, em parceria com o Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG), uma oficina aberta para toda a comunidade sobre o Plano Diretor. "Essa atividade foi o ponto de partida para outras que teremos junto com o IDAG para nos ajudar na compreensão técnica e social de temas complexos como o Plano, que está em fase de revisão e será enviado para a análise de nós, vereadores, que daremos a palavra final sobre ele",  adiantou o presidente da Casa, Andrey Azeredo (PMDB).

      Os vereadores Gustavo Cruvinel (PV), Sabrina Garcêz (PMB), Cristina Lopes (PSDB), Juarez Lopes (PRTB) e Paulo Magalhães (PSD) participaram da oficina, que também reuniu diretores do IDAG e técnicos da Prefeitura, como o coordenador da equipe revisora do Plano Diretor de Goiânia (PDG), Henrique Alves. A iniciativa teve o objetivo de capacitar os profissionais da Câmara, além de tirar dúvidas e orientar as pessoas. Todos os parlamentares exaltaram a importância do debate e o alto nível da palestra, que foi considerada clara, elucidativa e que “abriu as nossas consciências”, segundo Paulo Magalhães. Com o tema "Mobilidade, Parcelamento do Solo e Manuseio de Resíduos sólidos", a atividade foi ministrada pela presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Daniela Campos Libório, advogada, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Políticas Ambientais e Globalização pela universidade Castilla La Mancha e pós-doutora em Gestão Normativa das Águas para Consumo na universidade de Sevilha, ambas na Espanha.

 

            Água e planejamento urbano

      “Trouxemos a dra. Daniela, que é um expoente nacional na área do direito urbanístico e uma notável oradora, para qualificar a análise da Câmara e para que as pessoas, de todas as esferas sociais, possam se interessar pelo assunto e entender a dimensão do que é o Plano Diretor, que afetará a vida de todos os goianienses agora e no futuro. Até 31 de dezembro receberemos aqui o texto já revisado pela equipe da Prefeitura e aprofundaremos os debates no exercício de 2018. Queremos analisar tudo com agilidade e não permitir que o período eleitoral ofusque essa discussão, mas não faremos nada a toque de caixa”, garantiu Andrey. Ele ainda destacou a questão hídrica e sua ligação com o planejamento urbano: “precisamos planejar o crescimento de Goiânia, o ordenamento do nosso uso do solo e a preservação das nossas nascentes em todo o Estado para que possamos superar esses momentos de escassez com menos dificuldades e garantindo a sustentabilidade necessária e urgente que Goiânia precisa e merece”.

      Daniela Libório elogiou a iniciativa da Câmara de antecipar o debate antes de receber o texto revisado do Plano: “realizar essa oficina é muito louvável e criar um fórum permanente sobre o tema é importante. Não há como não se debater a gestão de águas, o uso do território, onde pode ser adensado e onde há áreas de degradação porque estas estão ligadas também à produção de violência. Cada município deve ter seu Plano Diretor”. Ela frisou que “quanto mais pessoas se envolverem nesse assunto, melhores serão os resultados para a coletividade. O Plano não pode ser uma letra fria, ele é mais do que uma Lei, é um plano de vida da cidade. Nunca se fez a conexão entre desenvolvimento urbano e gestão hídrica, e já passamos da hora de fazer essa relação”.

      A doutora também abordou tópicos como consórcios públicos, modelos de cidades para o futuro, eletricidade, reuso das águas, mobilidade, invisibilidade social, eixos de deslocamento, descarte e destinação final de resíduos, saneamento, reaproveitamento de material escolar e cidades acolhedoras. “O Poder Público tem que estimular a sociedade e fomentar o debate político urbano, como ocorreu aqui hoje, e não o partidário”, elogiou. No fim do evento, ao meio-dia, Andrey agradeceu a presença de todos e afirmou mais uma vez: “com a revisão do Plano Diretor temos a oportunidade histórica e o dever imenso de decidirmos que cidade queremos ter. Eu defendo uma Goiânia acolhedora, democrática, planejada, produtiva, pujante, tecnológica, voltada para o bem-estar social com respeito à natureza, sendo eficiente e segura.”


Com informações da assessoria da presidência

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia