Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara homenageia Iris Rezende Machado

Câmara homenageia Iris Rezende Machado

por Michelle Lemes publicado 17/12/2020 13h55, última modificação 17/12/2020 16h14

Foi realizada nesta quinta-feira, 17, homenagem ao prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado, no plenário da Câmara e sob a presidência do vereador Romário Policarpo, que o considera o maior líder político do Brasil. “O senhor é o responsável por todas as lideranças políticas goianas que surgiram nos últimos 60 anos. Tem fundamental importância na minha vida como político e como servidor público e fez com que Goiás se tornasse respeitado nacionalmente”, afirmou.

 O evento, proposto pelo vereador emedebista Clécio Alves, contou com a presença da maioria dos parlamentares. Tiãozinho Porto, Welington Peixoto e Oseias Varão entregaram ao prefeito placa de homenagem e se sentiram honrados em fazer parte da trajetória pública de Iris Rezende.

Para Andrey Azeredo, que falou em nome dos membros do legislativo goianiense, o prefeito Iris é acima de tudo uma referência para as próximas gerações. “Que o senhor leve desta Casa, de todos nós, vereadores, que findamos juntos essa legislatura e esse mandato no próximo dia 31, um grande abraço, um grande carinho e, acima de tudo, um muito obrigado por ser de fato essa referência para todos nós. O senhor que deixa, por vontade própria, a vida pública político-partidária, mas estará sempre eternizado em nossa memória e em nosso coração”

O prefeito, que completou 62 anos de vida pública, assegurou estar profundamente emocionado com a homenagem. “Não tenho palavras suficientes para traduzir a profunda emoção que se passa nesse momento. Ninguém tem ideia do quanto estou agradecido. Foi aqui onde eu iniciei a minha vida pública, em 1958”, ressaltou.

Participaram da mesa o procurador Brenno Kelvys Souza Marques; o presidente da Associação de Oficiais da Reserva do Exército de Goiânia, grão mestre da Ordem Rubens Kirsteim Júnior; o secretário de governo, Paulo Ortegal; o secretário particular do prefeito, Wilson Júnior.

Currículo

Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, interior de Goiás. Tem 85 anos. Filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos. Após militar no movimento estudantil, presidindo os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas, Iris elegeu-se vereador na Capital, em 1958, com a maior votação proporcional da história (a maior em números absolutos naquela época). Na Câmara, Iris presidiu a Casa. Em 1962, Iris Rezende foi eleito deputado estadual por Goiás – novamente o mais votado da história, até então. Também ocupou a presidência do Legislativo no período em que governador Mauro Borges foi cassado pela ditatura militar, em 1964.

 Em 1965, aos 31 anos, Iris Rezende derrotou Juca Ludovico, ex-governador do Estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Já no final de seu mandato, em outubro de 1969, quando era cotado para disputar o governo do Estado, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Formado em direito pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, Iris passou a advogar. Até ser cassado e perder seus direitos políticos, Iris militava no Partido Social Democrata (PSD). Após o fim do pluripartidarismo, com a criação da Arena e do MDB, Iris foi um dos fundadores do MDB em Goiás, partido que abrigava os oposicionistas ao golpe de 1964. Depois, ajudou a criar o PMDB, onde permanece até hoje.

Em 1982, com a volta das eleições para governador, Iris venceu a disputa interna no PMDB (contra Henrique Santillo e Mauro Borges) e foi escolhido o candidato de oposição ao governo de Goiás. Na disputa, venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira com 2/3 dos votos válidos.

Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Um ano depois, em 1990, Iris disputou pela segunda vez o governo de Goiás. Iris venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República. Em 2004, Iris candidatou-se a prefeito de Goiânia, vencendo a disputa com o então prefeito Pedro Wilson (PT). Iris foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da Capital. Iris Rezende assumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia