Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara discute regulamentação de montagens de barracas em feiras

Câmara discute regulamentação de montagens de barracas em feiras

por Patrícia Drummond publicado 28/04/2023 19h45, última modificação 02/05/2023 13h54
Proposto pelo vereador Henrique Alves (MDB), encontro também tratou de cooperativismo

O vereador Henrique Alves (MDB) promoveu, na tarde desta sexta-feira (28), na Sala de Reunião das Comissões da Câmara, audiência pública com montadores de feiras de Goiânia. A reunião teve objetivo de discutir encaminhamentos sobre a regulamentação da atividade e a viabilidade de formação de uma cooperativa pela categoria. Participaram o secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Tiãozinho Porto; a presidente da Associação dos Montadores de Goiânia (Agomob), Patrícia Melo Moreira; e Emanuell Lopes Barros Oliveira, analista de cooperativismo da Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB/GO), entidade representativa do cooperativismo no estado, responsável pela promoção e defesa do sistema cooperativista em todas as instâncias políticas e institucionais.

Henrique Alves atualizou os presentes – a maioria, representantes dos montadores da Feira Hippie – sobre a tramitação do Código de Posturas na Casa e deu detalhes acerca de emenda, de sua autoria, ao projeto, contemplando a regulamentação da atividade profissional. “É bem provável que, nos próximos 15 dias, o Código de Posturas, com a emenda, seja aprovado na Comissão Mista e, em seguida, vá para votação em Plenário. A partir daí, com certeza, vocês já poderão celebrar essa conquista”, afirmou. O parlamentar lembrou que a matéria – enviada pelo Executivo – já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por ele.

Do representante da OCB/GO, os montadores ouviram esclarecimentos sobre a possível criação de uma cooperativa. Emanuell Oliveira explicou aspectos gerais e legais a respeito do cooperativismo; pontuou prós e contras da iniciativa, no caso específico da categoria; e, ao final da explanação, respondeu a questionamentos dos montadores. Já o secretário executivo da Sedec, Tiãozinho Porto, assegurou que a Prefeitura está aberta ao diálogo para receber demandas. Segundo ele, que se mostrou favorável à regulamentação da atividade, não há intenção, ao menos por enquanto, por parte do governo municipal, de abrir processo licitatório para montagem de barracas na Feira Hippie. “Essa possibilidade é zero”, garantiu, tranquilizando os trabalhadores.

A presidente da Agomob agradeceu a iniciativa da Câmara em promover o debate. “Não somos ilegais; não trabalhamos de forma ilegal. Nossa luta é pela regulamentação, e é muito bom saber que podemos contar com o apoio dos vereadores. Estaremos aqui, acompanhando o passo a passo do novo Código de Posturas do Município, até que seja aprovado”, declarou Patrícia Moreira.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia