Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara discute proibição de grama sintética em áreas públicas de Goiânia

Câmara discute proibição de grama sintética em áreas públicas de Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 29/08/2025 12h10, última modificação 29/08/2025 12h10
Projeto apresentado pelo vereador Denício Trindade (União Brasil) será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Projeto protocolado na Câmara nesta quinta-feira (28) pelo vereador Denício Trindade (União Brasil) proíbe a Prefeitura de Goiânia de implantar grama sintética em áreas públicas da capital. A regra vale para praças, parques, canteiros centrais e outras áreas de paisagismo urbano. 

Para ser levada a Plenário, a matéria precisa ser analisada inicialmente pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa. O projeto excetua as arenas esportivas e instalações para eventos de curta duração. “A adoção de grama artificial, embora muitas vezes utilizada por questões estéticas ou de baixo custo de manutenção, traz impactos ambientais negativos”, destaca o vereador. O objetivo da matéria é reduzir esses impactos e garantir a permeabilidade do solo. 

Este mês, a Prefeitura começou a instalar grama sintética em canteiros centrais da Avenida Castelo Branco e na região da Rua 44. O Executivo estuda expandir o uso do material para outras regiões, incluindo áreas em parques em que a grama natural não se desenvolve, como embaixo de árvores. 

Para o autor do projeto, porém, a medida traz prejuízos não só ao meio ambiente, mas também para a saúde da população. Entre os efeitos do uso do material industrializado estão a elevação da temperatura, a redução do espaço para insetos polinizadores e a geração de material não biodegradável, de difícil descarte. “Estudos indicam que a utilização excessiva de materiais sintéticos em áreas urbanas compromete a qualidade ambiental e a saúde da população, reduzindo a presença de áreas verdes que exercem papel fundamental na regulação térmica e na melhoria da qualidade do ar”, complementa Denício. 

Se o projeto for admitido na CCJ, deverá passar por dois turnos de votação em Plenário antes de ser enviado para análise do Executivo.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia