Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara debate ações de incentivo para área da Cultura

Câmara debate ações de incentivo para área da Cultura

por Patrícia Drummond publicado 13/04/2023 22h55, última modificação 14/04/2023 13h51
Realizada em parceria por Aava Santiago (PSDB) e Sabrina Garcez (Republicanos), Audiência Pública reuniu produtores culturais, músicos e representantes de movimentos populares e artísticos

Políticas de incentivo para a área da Cultura, em Goiânia, foram tema de Audiência Pública realizada, na tarde desta quinta-feira (13), na Câmara. O evento foi promovido, de forma conjunta, pelas vereadoras Aava Santiago (PSDB) e Sabrina Garcez (Republicanos), com presença de produtores culturais, músicos e representantes de movimentos populares e artísticos. A pauta do debate foi centrada, principalmente, no que estabelece a atual legislação municipal acerca do limite de decibéis para eventos – 50 (período diurno) e 55 (período noturno), níveis considerados baixos pelos representantes do segmento – e nas abordagens do poder público durante atividades artísticas e culturais.

Compuseram a mesa, além das parlamentares, José de Oliveira, gerente geral de Articulação da Guarda Civil Metropolitana (GCM); Pompílio Machado, produtor cultural; Nina Soldera, artista e membro do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia; Camilo Rodovalho, assessor e representante do deputado estadual Mauro Rubem (PT); e Jean Oliveira, assessor e representante do deputado estadual  Karlos Cabral (PSB). Convidada para o debate, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) não enviou representante.

Mudança na legislação

“Nossa cidade é atrativa, nossa noite é muito rica em se tratando de atividades culturais. Precisamos chegar a um consenso, a um denominador comum entre quem promove essas atividades, gerando emprego e renda, e quem mora nos prédios, nas casas e, muitas vezes, se sente importunado”, destacou Sabrina Garcez. De acordo com ela, a ideia é estabelecer um horário, um limite adequado para o volume de som que atenda às duas partes. “Faremos isso por meio de emenda ao Código de Posturas, a partir do que foi proposto e deliberado aqui”, acrescentou.

Para Aava Santiago, há que se buscar equilíbrio entre ambas as demandas, pois elas coexistem. “Precisamos construir uma cidade mais justa, menos desigual, em que a Cultura não seja criminalizada, mas, ao contrário, seja fomentada pelos agentes públicos”, afirmou, lembrando que a Câmara desempenha papel fundamental no processo, com possibilidade alterar a Lei Orgânica e de implementar uma “legislação moderna”.

Aava e Sabrina se comprometeram a elaborar documento com sugestões apresentadas na Audiência Pública e a proceder com encaminhamentos necessários.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia