Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara debate a implantação de estacionamento vertical

Câmara debate a implantação de estacionamento vertical

por joana — publicado 09/05/2017 16h51, última modificação 09/05/2017 16h51
Câmara debate a implantação de estacionamento vertical

Foto de Marcelo do Vale

Foi realizada nesta terça-feira , 9, na Câmara Municipal de Goiânia audiência pública para debater a implantação de estacionamento vertical como forma de melhorar a mobilidade urbana da capital. A iniciativa foi do vereador Lucas Kitão (PSL) e evento aconteceu no Auditório Carlos Eurico, reunindo representantes de diversas entidades. Presidida pelo vereador, a mesa foi composta por Henrique Alves Luiz Pereira ( superintendente da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, representando o prefeito Iris Rezende), José Carlos Palma Ribeiro ( presidente do Sindilojas), Andréa Gonçalves ( representando os agentes de trânsito de Goiânia) eAntonio de Pádua Teixeira ( representante do Conselho Regional de Engenharia).

De acordo com Lucas Kitão, “precisamos trazer este debate de volta para que possamos elaborar um projeto de lei com a ampla participação da sociedade civil organizada. O estacionamento vertical deu certo em São Paulo e em outros grandes centros que, como Goiânia, enfrentam problemas na questão da mobilidade urbana. Precisamos viabilizar incentivos, parcerias público-privadas, enfim, debater tudo o que for para melhorar a mobilidade urbana”.

Henrique Alves Luiz Pereira afirmou que a legislação de Goiânia já prevê vários tipos de incetivo para a construção de edifícios garagens, assim como a construção de estacionamentos em terrenos disponíveis. “Este tipo de estacionamento ( vertical) pode ser uma das soluções para uma demanda que é cada vez mais crescente, já que Goiânia é, proporcionalmente, a cidade com o maior número de veículos por habitante em todo o país”. E a prefeitura é receptiva à todos os projetos que venham amenizar a questão da mobilidade urbana”.

Para o presidente do Sindilojas, o setor produtivo vê “com bons olhos esta proposta, especialmente o comércio varejista que sofre muito com a falta de vagas em estacionamentos. Além do mais, o projeto é uma boa opção para investir, gerar empregos, renda e impostos”.

Já Andréa Gonçalves criticou a gestão “omissa e morosa” do poder público, ressaltando que a Secretaria Municipal de Trânsito “não tem autonomia e nem comandante”, para gerir uma “cidade com mais de um milhão e duzentos mil veículos”.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia