Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara de Goiânia promove Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher

Câmara de Goiânia promove Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher

por Edição de notícias publicado 07/03/2023 16h47, última modificação 07/03/2023 16h47
Ação será realizada no sábado (11 de março), às 8 horas, com concentração no Campo do Atlético
Câmara de Goiânia promove Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher

Campanha do Dia Internacional da Mulher/Câmara de Goiânia

A Câmara de Goiânia promoverá a "Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher", no próximo sábado (11 de março), às 8 horas. A concentração ocorrerá no Campo do Atlético e o destino será a Praça Coronel Joaquim Lúcio, no Setor Campinas.

A atividade visa à prevenção e ao combate de atos violentos contra mulheres – a partir de conscientização, junto à sociedade, sobre o necessário enfrentamento da violência de gênero. A garantia de meios para inserção da mulher no mercado de trabalho é outro objetivo da ação.

Para divulgação do evento, a Câmara produziu material impresso, em que esclarece diversas formas de violência praticadas contra mulheres – emocional ou psicológica; física; sexual; moral; e patrimonial.

Além da caminhada, realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), outras iniciativas reforçam atuação do Legislativo goianiense na defesa dos direitos das mulheres.

Ouvidoria da Mulher

Criada como canal para integrar poder público e sociedade civil no acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência, a Ouvidoria da Mulher passou por reestruturação em 2021. O processo foi conduzido pela vereadora Aava Santiago (PSDB), atual Ouvidora da Mulher na Câmara.

Entre as principais mudanças, estão: criação de coordenadoria; instalação de central para atendimento psicológico; ampliação de atendimentos; e disponibilização de novos canais de comunicação (Instagram e WhatsApp). Ainda como parte da reestruturação, a Ouvidoria contou com adesão de profissionais voluntários, que oferecem, gratuitamente, assistência jurídica e psicológica a mulheres de baixa renda, vítimas de violência.

Comissão

Em sua estrutura legislativa, a Câmara de Goiânia instituiu a Comissão Permanente de Defesa e dos Direitos da Mulher – responsável, inclusive, pela coordenação da caminhada. A iniciativa para criação da comissão partiu da vereadora Léia Klebia (PSC).

Além de discutir propostas relativas à garantia de direitos das mulheres, a comissão propõe políticas públicas para combater estereótipos e preconceitos quanto ao papel da mulher na sociedade. Também cumpre atribuição fiscalizadora em relação ao cumprimento de leis para proteção das mulheres e para desenvolvimento de estudos sobre condição feminina.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia