Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara de Goiânia adere ao Outubro Rosa

Câmara de Goiânia adere ao Outubro Rosa

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 05/10/2018 14h40, última modificação 05/10/2018 14h41

Pelo segundo ano consecutivo desta legislatura e por causa da campanha Outubro Rosa de conscientização e combate ao câncer de mama, a Câmara Municipal de Goiânia está ostentando, durante este mês, na fachada do prédio, a cor símbolo do movimento, que é internacional. A adesão à campanha partiu da Presidência da Casa e a iluminação externa foi iniciada nesta primeira semana de outubro.

“O Legislativo goianiense faz questão de somar forças com essa mobilização que abrange monumentos e prédios públicos e privados no mundo e no Brasil com o intuito de conscientizar as pessoas, promover o auto-exame e o tratamento precoce e garantir o acesso a exames e tratamentos. O câncer de mama é o mais comum entre as brasileiras e um estudo do Instituto Nacional do Câncer revela que 59 mil novos casos devem ser registrados em 2018 no País”, declarou o vereador Andrey Azeredo (MDB), presidente da Câmara.

Prevenção, assistência e pesquisas

Ele também ressaltou a necessidade de que políticos e legisladores trabalhem, permanentemente, para aprimorar os serviços da Saúde Pública e fazer com que causas como a do Outubro Rosa não sejam apenas simbólicas, mas aplicadas na prática com iniciativas de prevenção e assistência e investimentos em pesquisas científicas.

Andrey conclamou as mulheres a se protegerem individualmente: “Essa doença ainda mata muita gente por ser descoberta tarde demais. Busquem unidades de saúde, principalmente após os 35 anos de idade, para se informar a respeito. Se o câncer for detectado inicialmente, as chances de cura são maiores, a paciente sofrerá menos e o tratamento será mais eficaz. O diagnóstico precoce é fundamental.”

Doença de mulheres e homens

O presidente ainda destacou um dado que muitas pessoas não sabem, que o câncer de mama também ocorre em homens, embora em menor número. “E precisa da mesma atenção e do diagnóstico o mais cedo possível. Quero dizer para as mulheres e os homens, especialmente os com mais de 40 anos, que não deixem para depois, a hora de fazer seus exames é já”, enfatizou.

Na opinião dele, o excesso de responsabilidades que as mulheres carregam, nas esferas pessoal e profissional, faz com elas deixem de lado a própria saúde. Em face disso, Andrey pediu que “não descuidem de si mesmas, por vocês e por nós, homens, que somos seus amigos, companheiros, pais e filhos, e que queremos vê-las saudáveis e felizes.” (Foto: Antônio Silva)

(*) Matéria produzida pela jornalista Polliana Martins

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia