Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova prorrogação de prazo para pagamento de impostos

Câmara aprova prorrogação de prazo para pagamento de impostos

por silvana — publicado 28/09/2017 14h25, última modificação 28/09/2017 14h38

Com 28 votos favoráveis e 01 (um) contra, do vereador Juarez Lopes (PRTB) os vereadores aprovaram na manhã de hoje, 28/09, o Projeto de Lei do Executivo que prorroga o prazo para adesão ao Programa Recuperação Fiscal (Refis), com emenda modificativa apresentada na Comissão de Finanças da Casa, estendendo o prazo até 31/12 deste ano.  

O projeto que concede anistia de mora e remissão de juros do IPTU, ITU e ISSQN  foi aprovado em Julho deste ano pelo Legislativo e o prazo se encerraria amanhã, 29/09. O Paço propunha prorrogação  por mais um mês, ou seja, até 31/10 próximo. A justificativa  é de que   “é necessário mais tempo  para assegurar que todos os interessados possam ser atendidos,  já que a procura foi alta nos Postos de Atendimento.”

A medida beneficia quem tem débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano- IPTU; Imposto Territorial Urbano-ITU e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza- ISSQN com até 100% de descontos nos juros e multas e com parcelamento em até 40 vezes. A exceção é para devedores acima de R$ 500 mil, que poderão pagar o débito em, no máximo, 10 (dez) parcelas.

A emenda proposta pelo presidente da Comissão de Finanças da Casa,  Clécio Alves (PMDB), Anselmo Pereira (PSDB) e Paulo Magalhães (PSD) permite que  os contribuintes inadimplentes  tenham até o dia 31/12 deste ano para quitar suas dívidas para com a Prefeitura

O vereador Juarez defendia a aprovação da matéria proposta pelo Prefeito Iris Rezende (PT) com a prorrogação do prazo para o pagamento dos impostos municipais, até 31/10 próximo. Ele usou a Tribuna da Casa para  pedir aos colegas que não aprovassem a emenda, “para não prejudicar a arrecadação dos tributos”. Segundo Juarez, com maior prazo, todos deixariam para pagar no último momento e, assim, a Prefeitura deixaria de arrecadar nos próximos meses.

Motivação

Um dos autores da emenda modificativa, Anselmo Pereira defendeu a dilatação do prazo alegando que  “não se trata de emenda política, nem partidária, nem tampouco tem intenção de prejudicar a Administração Municipal.  Pelo contrário,  o objetivo e favorecer a população que terá mais tempo para organizar suas finanças para poder quitar os débitos para com o erário.

Segundo Anselmo, “quem pode pagar,  paga em Outubro, Novembro e o dinheiro continua a entrar nos cofres públicos. Dezembro é para quem não tem condições agora, a população de menor poder aquisitivo e que recebe o 13º salário no final do ano,” justificou.  

Também Clécio defendeu a necessidade de mais prazo para os devedores se organizarem financeiramente. Prorrogar por mais um mês não vai resolver o problema da arrecadação. Não se paga dívida sem dinheiro, argumentou. O que a Secretaria de Finanças deve fazer é cobrar a dívida de grandes empresas como Saneago, Celg e Bancos que devem mais de R$ 7 bilhões em impostos municipais. A solução é cobrar , buscar receber de quem deve para viabilizar recursos".

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia