Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova regras para disciplinar retirada de pessoas de locais públicos

Câmara aprova regras para disciplinar retirada de pessoas de locais públicos

por Da Redação publicado 01/11/2022 11h55, última modificação 01/11/2022 16h18
Normas estipulam que remoções só serão feitas após decisão judicial, em dias úteis e sem necessidade de acionamento das forças de segurança quando famílias não apresentarem resistência
Câmara aprova regras para disciplinar retirada de pessoas de locais públicos

Foto: Mariana Capeletti

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (1º), projeto de lei (PL nº 118/2022) que cria protocolo unificado para retirada de famílias e pessoas de imóveis, terrenos e locais públicos. De autoria do vereador Mauro Rubem (PT), a matéria determina que, antes da remoção, o órgão responsável realize reuniões com a comunidade envolvida, Defensoria Pública, Ministério Público e Secretarias com atribuições nas áreas de habitação, regularização fundiária e assistência social.

O projeto estipula que remoções de propriedades privadas só serão feitas mediante decisão judicial proferida por juízo competente, em dias úteis, das 6 às 20 horas, em condições climáticas adequadas e sem necessidade de acionamento das forças de segurança quando famílias não apresentarem resistência. Já para remoções de imóveis públicos, exige-se decisão em processo administrativo ou decisão judicial.

Segundo o projeto, bens móveis dos deslocados deverão ser preservados em local adequado e por tempo razoável, cabendo indenização em caso de avarias e perdas comprovadas. Animais serão protegidos e acolhidos junto às famílias em locais para onde forem destinadas. A remoção deverá ainda ser precedida de medidas que garantam atendimento habitacional e social das famílias, incluindo ações emergenciais de aluguel social, até que sejam encaminhadas para moradias de programas habitacionais. No caso da presença de pessoas especialmente protegidas por sua vulnerabilidade – como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres –, órgãos públicos responsáveis pela tutela de seus direitos serão acionados para acompanhamento da remoção.

Pelo protocolo, o município deverá criar comissão local, composta de forma paritária por representantes do poder público, Conselho Municipal de Direitos Humanos e moradores do local, para mediação de conflitos e não uso da força por agentes do Estado. 

Mauro Rubem destaca que houve, no Brasil, crescente aumento de casos de despejo e remoção forçada durante a pandemia. Conforme dados da Campanha Nacional Despejo Zero, criada por movimentos sociais, até outubro de 2021, mais de 123 mil famílias estiveram ameaçadas de remoção. Já famílias removidas durante a pandemia ultrapassaram a marca de 23,5 mil. “Por isso, é preciso editar ato normativo que garanta subsistência de famílias removidas, resguardando-lhes saúde e direitos sociais básicos, com medidas como criação de planos emergenciais de moradias populares e políticas públicas de caráter permanente, além de coibir prática de atos violentos”, afirma o parlamentar.

Elaborado em parceria com Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD) e Defensoria Pública, o projeto segue agora para análise do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O vereador torce para que a proposta não seja vetada pelo chefe do Executivo, já que terminou, nessa segunda-feira (31), prazo estabelecido pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), em que ficavam suspensos despejos e desocupações coletivas em áreas urbanas e rurais por causa da pandemia de Covid-19, de acordo com critérios previstos na Lei 14.216/2021. As ocupações Solar Ville, Paulo Freire, Beira da Mata, Nova Canaã, Alfredo Nasser, Jatobá e Residencial do Povo Trabalhador se reuniram com Ministério Público e Defensoria Pública para tratar da situação.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia