Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova criação de Política de Prevenção à Violência contra Educadores do Magistério Público

Câmara aprova criação de Política de Prevenção à Violência contra Educadores do Magistério Público

por Heloiza Amaral publicado 28/03/2023 13h25, última modificação 28/03/2023 14h40
Vereadora Léia Klebia (Podemos) propõe medidas preventivas, cautelares e punitivas para evitar casos de violência em escolas
Câmara aprova criação de Política de Prevenção à Violência contra Educadores do Magistério Público

Foto: Mariana Capeletti

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (28), projeto de lei (PL 177/2019) para instituir a Política de Prevenção à Violência contra os Educadores do Magistério Público (PPVEM). De autoria da vereadora Léia Klebia (Podemos), a matéria também propõe criação de disque-denúncia.

Segundo o texto, o objetivo é estimular reflexão acerca da violência física e moral cometida contra professores, no exercício de atividades acadêmicas e educacionais. Além disso, o projeto prevê implementação de medidas preventivas, cautelares e punitivas para casos de risco de violência – de campanhas educativas a afastamento temporário ou definitivo do aluno infrator, dependendo da gravidade das ações. O estudante também poderá ser transferido para outra escola. Já o professor terá direito à licença temporária enquanto permanecer a potencial ameaça, sem perda de remuneração.

De acordo com a vereadora, a ideia da proposta surgiu com o aumento no número de casos de violência por parte de estudantes a professores. Ela citou levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) envolvendo mais de 100 mil professores e diretores de escolas do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio. Segundo a pesquisa, no Brasil, 12,5% dos educadores foram vítimas de agressões verbais ou de intimidações por parte dos alunos pelo menos uma vez por semana. Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados, que obtiveram média de 3,4%.

Caso recente

A aprovação do projeto ocorre um dia após a morte de Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, professora da Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, esfaqueada por um aluno dentro de sala de aula. Outras três educadoras e um aluno ficaram feridos.

A matéria segue para análise do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia