Câmara aprova PPA 2026-2029
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (1º), projeto de lei (PL 395/2025) do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. De autoria do Executivo, o texto recebeu emendas dos vereadores ao longo da tramitação.
O PPA estima receita de R$ 43 bilhões até 2029, com os maiores investimentos concentrados nas áreas de saúde, de educação, de previdência e de administração.
Elaborado a cada quatro anos, o Plano Plurianual estabelece diretrizes e metas da gestão municipal. A peça orçamentária define as grandes linhas de investimento do governo para o quadriênio seguinte, indicando a forma de distribuição e de aplicação dos recursos do Município.
“A elaboração deste PPA ocorre em contexto de desafios relevantes, como a redução das transferências do Fundo de Participação dos Municípios e de demais repasses constitucionais, o que impôs novos desafios ao equilíbrio fiscal e à manutenção da capacidade de investimento municipal. Essas limitações impactam a execução de políticas públicas e demandam o aprimoramento das estratégias de arrecadação própria e a racionalização dos gastos. Soma-se a isso o déficit orçamentário identificado no início da atual gestão, além da precariedade da infraestrutura tecnológica herdada, caracterizada por equipamentos obsoletos, por sistemas defasados e por baixa interoperabilidade, dificultando a digitalização de serviços e a implementação de políticas de inovação”, justificou o Executivo.
O projeto segue para análise do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).













