Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova, em definitivo, reajuste de gratificações para professores

Câmara aprova, em definitivo, reajuste de gratificações para professores

por Da Redação publicado 21/06/2023 11h45, última modificação 21/06/2023 14h53
Projeto de lei concede reajuste de 14,95%, dividido em duas parcelas. Texto segue para sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos)
Câmara aprova, em definitivo, reajuste de gratificações para professores

Foto: Mariana Capeletti

O Plenário da Câmara aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (21), projeto de lei (PL 173/2023) para conceder reajuste de 14,95%, dividido em duas parcelas, aos professores da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. O texto é de autoria do Executivo.

"Com aprovação do projeto pelos vereadores, cabe ao Paço publicar a nova Lei, o mais rapidamente possível. Com isso, o reajuste já poderá constar na folha de pagamento dos servidores ainda neste mês. É o desejo deste Poder", destacou o presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota), que determinou envio imediato do projeto para sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Reajuste

A proposta do Paço concede reajuste de 14,95% às gratificações, dividido em duas parcelas, nos vencimentos dos profissionais da educação (PE-I e PE-II), ativos e inativos, constantes da tabela de vencimentos dos servidores do Magistério Público Municipal – referente à data-base de 2023. A matéria também abrange outras vantagens previstas no Estatuto do Magistério e no Plano de Carreira dos Servidores.

Ao longo do debate, em Plenário, vereadores cobraram da Prefeitura o envio, à Câmara, de projetos relativos ao Plano de Carreira dos Servidores Administrativos e ao pagamento de data-base.

Parlamentares da base e da oposição também se manifestaram sobre o projeto aprovado. O vereador Edivaldo Carlos (MDB) disse ser "uma honra votar a favor dos professores". Já a vereadora Kátia Maria (PT) criticou pontos da matéria. "Nem tudo são flores nesse projeto aprovado. A data-base é janeiro e foi alterada para maio. O piso nacional dos professores foi reajustado em 33%, mas a Prefeitura fixou esse valor em apenas 15%. Ademais, servidores administradores merecem respeito e exigem plano de carreira imediatamente", afirmou.

Para a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Ludmylla Morais, "mesmo com a aprovação, a categoria não está totalmente satisfeita com a proposta do prefeito. O piso deveria ser pago em uma só vez, e não em duas parcelas".

A base de apoio a Rogério Cruz rebateu as críticas. "Os servidores nunca foram tão considerados e respeitados em seus direitos", declarou o líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia