Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova projeto de Andrey Azeredo de Plano de Integridade

Câmara aprova projeto de Andrey Azeredo de Plano de Integridade

por marcos — publicado 13/12/2018 12h25, última modificação 14/12/2018 07h55

Foi aprovado nesta quarta-feira, 12, em segunda e última votação no Plenário da Câmara Municipal, o projeto de Lei n° 236/2018 de autoria do presidente da Casa, vereador Andrey Azeredo (MDB), que “dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação do Plano de Integridade nas empresas que contratarem com o Município de Goiânia”, dentre outras providências a respeito. O documento foi protocolado na Casa em 30 de agosto deste ano e tem o objetivo de garantir mais qualidade e transparência na aplicação dos recursos públicos. Agora o projeto segue para a sanção do prefeito.

Requisitos indispensáveis

“Nosso projeto visa estabelecer um plano de integridade para todas as empresas que vierem a contratar com o poder público para que tenhamos a certeza de que elas atendam a todos os requisitos estabelecidos quanto a compliance, que são regras e procedimentos que visam a valorização da ética dentro da própria organização. Isso vai garantir à sociedade que a participante da licitação, caso seja vencedora, tenha requisitos financeiros e de qualificação, mas também éticos e morais para proceder com a realização do objeto daquele contrato preservando os recursos públicos e fazendo aquilo que se propõe de forma correta sem desvios ou possibilidades de serem corrompidos”, explicou Andrey ao protocolar o projeto.

Em entrevistas à imprensa no Plenário na manhã desta quinta-feira, 13, o presidente ressaltou que “temos passado por grandes transformações no País. Infelizmente, ainda temos visto diariamente escândalos de desvios e de mau uso dos recursos públicos. Porém, tivemos a satisfação de contar com a compreensão e o apoio dos demais vereadores na aprovação desse Projeto que determina que qualquer empresa que venha a contratar com o Poder Público tenha um plano de integridade e de compliance. Aguardamos que haja a sanção do prefeito Iris para essa iniciativa que vai garantir, em especial aos contribuintes, que os recursos públicos destinados a obras e serviços serão adequadamente usados.”

Período de adequação

Ele ressaltou que o projeto prevê um período de adequação para que as empresas possam estabelecer o seu próprio plano de integridade de acordo com os critérios e ordenamentos pretendidos com “muita calma e serenidade”. E completou: “ Esse projeto foi discutido com entidades setoriais que prestam serviços para a Prefeitura e outros órgãos públicos e que também entendem que chegou o momento de darmos um basta à contratações de empresas que surgem da noite pro dia sem qualificação mínima e também garantindo que essas a serem contatadas compreendam o momento político e social pelo qual o País passa implantando um novo modo de agir, um novo comportamento com ética e seriedade.”

Compliance: integridade e modernidade

A palavra compliance deriva do verbo “to comply”, em inglês, e significa, na prática, agir de acordo com uma regra, seguir uma instrução interna, comando ou pedido. Para uma empresa estar em “compliance” ela precisa estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

Na opinião do presidente Andrey, o conceito e a aplicação do compliance representa “maturidade, transparência, legalidade, e, sobretudo, modernidade nas gestões, sejam públicas ou privadas. É um conjunto de fatores que leva determinada empresa ou órgão a ter um posicionamento íntegro em todos os seus setores e isso é fundamental para a Nação e para a sociedade.”

 

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia