Câmara aprova criação do Programa de Fortalecimento dos Valores Cívicos
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quinta-feira (18), projeto de lei (PL 113/2025) para criação do Programa de Fortalecimento dos Valores Cívicos – com objetivo de promover ações educativas, sociais e culturais voltadas ao resgate dos valores cívicos, éticos e patrióticos. De autoria do vereador Coronel Urzêda (PL), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Segundo o texto, o Poder Executivo será responsável pela elaboração, pela regulamentação e pela execução do programa, que terá como diretrizes:
- inclusão de disciplinas, projetos ou atividades voltadas ao ensino de cidadania, patriotismo e ética nas escolas municipais;
- realização de eventos cívicos;
- estímulo ao respeito aos símbolos nacionais;
- execução do Hino Nacional em eventos escolares e cívicos;
- criação de campanhas educativas que incentivem o respeito aos direitos humanos, à democracia e ao Estado de Direito;
- promoção de palestras, oficinas e ações voltadas à conscientização sobre o exercício da cidadania e sobre os deveres do cidadão;
- estabelecimento de parcerias com forças de segurança pública para realização de atividades que reforcem a cidadania e a ética.
De acordo com Coronel Urzêda, a educação cívica, o patriotismo e a ética são valores fundamentais para formação de uma sociedade justa, democrática e solidária. O vereador acredita que a implementação do programa contribuirá para consolidação desses valores em Goiânia.













