Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova criação do programa Jovem é o Futuro

Câmara aprova criação do programa Jovem é o Futuro

por Heloiza Amaral publicado 19/06/2018 12h30, última modificação 19/06/2018 17h06

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (19), projeto de autoria do vereador Emilson Pereira (Podemos), que institui o programa Jovem é o Futuro, oferecendo a adolescentes de 14 a 18 anos a oportunidade do primeiro emprego na administração municipal, sem comprometimento dos estudos. O vereador explica que a ideia partiu do Cidadão 2000, implantado em 1993 pelo então prefeito Darci Accorsi e extinto em 2004, com o fim da administração de Pedro Wilson. Emilson Pereira conta que buscou a parceria de professores e de membros do Juizado da Infância e Juventude para elaborar o novo projeto. “Goiânia pode sair na frente no país com esse programa, que não compromete os estudos dos jovens e pode gerar renda para investimento na educação.”

A coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, Katleen Pires de Lima, esteve presente na sessão para apoiar o projeto de Emilson. De acordo com ela, a inclusão laboral do jovem como aprendiz é a melhor maneira de manter o jovem na escola, oferecendo a ele uma capacitação profissional de qualidade, além de se tratar de uma ferramenta fundamental no combate ao trabalho infantil. “Também é vantajoso para as empresas, que têm redução de 6% na alíquota do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)”, explica.

Para a diretora do Foro e do Juizado da Infância e Juventude de Aparecida de Goiânia, Stefane Fiuza, o Jovem é o Futuro auxiliará na redução dos atos infracionais cometidos por jovens com idade entre 14 e 18 anos. Segundo ela, em Aparecida de Goiânia, após implantação de projeto semelhante, a queda foi de 30%. “Se o jovem pode trabalhar e ter uma renda, conciliando trabalho e estudo, ele não vai se envolver em atos ilícitos”, afirma, destacando que o projeto será o melhor investimento da prefeitura na área da infância e juventude.

Os jovens da capital também demonstraram apoio ao projeto e lotaram as galerias da Câmara, à espera da aprovação do Jovem é o Futuro. Analice Penic, 14 anos, espera cursar faculdade de fotografia e comemora a possibilidade de começar a trabalhar. Para ela, as horas dedicadas à nova atividade não vão atrapalhar os estudos e garantirão conhecimentos para toda a vida. Com o salário, ela pretende ajudar os pais em casa e comprar “umas coisinhas”.

Lucas Rodrigues, 17 anos, afirma que conciliar trabalho e estudo será positivo para torná-lo mais responsável e focado. Ele pretende guardar o dinheiro para ajudar nos custos da faculdade. O mesmo deve fazer Roberta Rodrigues, que veio do interior do Estado para estudar e divide a casa com outras duas amigas. “É difícil ficar longe de casa, mas vale a pena. O trabalho vai me ajudar com as despesas e com a faculdade de Matemática”, diz. Andréia de Jesus, 18 anos, começará a trabalhar no início do mês de julho e está empolgada. Ela cursa faculdade de Contabilidade e usará o salário para tirar habilitação e comprar uma moto. (Foto: Alberto Maia)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia