Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova arranjo produtivo local da Moda Goiânia

Câmara aprova arranjo produtivo local da Moda Goiânia

por silvana — publicado 04/10/2018 15h15, última modificação 04/10/2018 16h33

Os vereadores aprovaram na manhã de hoje, 04/10,em segunda votação, o  projeto de lei de iniciativa do vereador Wellington Peixoto (MDB) , denominado de Arranjo Produtivo Local  Moda  Goiânia ( APL Moda Goiânia) que visa disciplinar, regularizar e fortalecer esse segmento produtivo da Capital.  Peixoto argumenta que “nossa cidade hoje, é referência nacional no setor de moda e atrai turistas e comerciantes  de várias partes do país, movimentando a economia local.”

A matéria, assinada por vários outros vereadores, foi apresentada no ano passado depois que a Câmara sustou os efeitos do Decreto do então prefeito Paulo Garcia criando a APL da Moda, uma vez que o assunto deveria ter sido disciplinado por meio de projeto  do Legislativo e não através de Decreto do Executivo.

O texto  apresentado por Wellington amplia de 22 para 27 as áreas onde será permitida a implantação e instalação de atividades condizentes com o APL, locais que já são importantes polos comerciais da Capital, tais como Avenida 24 de Outubro, Bernardo Sayão, Goiás Norte, Avenida 136 e também a 85, além das áreas próximas à Rua 44, Avenida Contorno, Independência e Rodoviária de Goiânia.

O vereador argumenta que a intenção é legalizar uma realidade já existente além de proporcionar alterações no trânsito, com medidas que visam dar maior mobilidade e também garantir a liberação do grau de incomodidade 1,2 e 3 para a implantação de novos empreendimentos não residenciais, o que garantirá maior oferta de emprego para a população”.

Regularização

Por outro lado, Wellington lembra  que no caso de edificações já consolidadas, como por exemplo,  na região da 44, o projeto após sanção do prefeito  irá permitir a regularização do comércio já estabelecido e que não possua  ainda  o Alvará de Aceite. “Enfim, nossa proposta visa movimentar o mercado da moda, seja permitindo novos empreendimentos, regularizando os já existentes e ampliando estes centros de turismo de negócios”.

O projeto aprovado hoje estabelece ainda que as edificações que não possuam vagas de estacionamento para clientes, o APM vai permitir que estes estabelecimentos ofereçam vagas em localidades próximas e, também, que sejam criadas estruturas verticais, no estilo edifício garagem, em parceria com a iniciativa privada.  As novas construções deverão obedecer às regras vigentes da Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria Municipal de Trânsito.

O artigo 7º da proposta apresentada por Peixoto, prevê que o APL Moda Goiânia terá um Comitê  a ser constituído por ato do Prefeito, com representantes das Associações de Feirantes e comerciantes dos polos de moda, Prefeitura Municipal (Procuradoria Geral do Município) e três vereadores indicados pela Câmara.

Emendas

O vereador Alysson Lima (PRB) apresentou uma emenda pedindo a retirada dos representantes do Legislativo por considerar “inapropriada a intervenção do Poder nos atos do órgão Gestor do APL e  também como uma forma de evitar/prevenir possíveis abusos de poder e desvios de finalidade”. O relator da matéria na CCJ, vereador Delegado Eduardo Prado (PV) após ouvir parecer técnico da Diretoria Legislativa, optou por desconsiderar o pedido de Alysson e manter a participação da Câmara no Comitê Gestor.

O vereador Elias Vaz (PSB) apresentou emenda vedando “a implantação, instalação e regularização de atividades não residenciais na área do APL Moda Goiânia, sem aprovação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado”.

Já o relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social , vereador Carlin Café (PPS) introduziu emenda que reduz  o prazo de 24, (proposta apresentada por Wellington),  para  12 meses,  na  implantação de melhorias da área pública ocupada pelas feiras especiais ( Feira Hippie, Feira da Madrugada e demais feiras cuja área de abrangência   seja delimitada pelo APL) .

Café incluiu ainda, emenda que impõe a obrigação de observar a legislação  municipal acerca do Estudo de Impacto de Trânsito para não ferir o Planejamento Urbano da Capital nestas áreas. O projeto segue agora, para sanção ou veto do Prefeito Iris Rezende (MDB).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia